18/05/2022 às 09h04min - Atualizada em 18/05/2022 às 09h04min
Primeiro Vem Passarinhar Caparaó acontece no sábado
Pedra Menina
https://rotaverde.com.br/
Os apaixonados pela observação de aves terão uma oportunidade daquelas de “encher os olhos” no Caparaó Capixaba. É a primeira edição do Vem Passarinhar na região, que acontece no próximo sábado (21), a partir das 7h, no Parque Nacional do Caparaó, com entrada pela Portaria de Pedra Menina. (Veja a programação abaixo).
De acordo com os organizadores, o evento é gratuito e promete atrair observadores não só do Espírito Santo. Outros encontros semelhantes já aconteceram no Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.
“O evento é sem inscrição, basta apenas aparecer no dia. Trazer disposição, olhos e ouvidos atentos. Caso você tenha binóculos ou câmera fotográfica também será ótimo”, disse uma das coordenadoras do Vem Passarinhar, Tatiana Pongiluppi, que é guia de turismo de observação de aves.
Trabalhando com ornitologia, pesquisa e conservação de aves há 16 anos, Tatiana se dedica também à educação ambiental.
“Quando me mudei para o Caparaó, realizei o projeto EnCantos das Aves aqui na região, em 2016/2017. Levava crianças e adultos para observar pássaros. E no final do projeto, a gente lançou um guia de aves do Caparaó”, destacou.
Estima-se que no Parque Nacional do Caparaó existam cerca de 370 espécies de aves. No guia, 60 delas são apresentadas em fotografias e textos descritivos. Há também um mapa com pontos de observação de aves na região do Caparaó Capixaba.
Entre os pássaros, estão algumas espécies pouco vistas como o beija-flor-de-topete-verde, o quete-do-sudeste, o papa-moscas-de-costas-cinzentas e o ameaçado papagaio-de-peito-roxo.
“Com o Vem Passarinhar, a gente meio que faz uma retomada com estes eventos mensais para que os moradores da região e os turistas possam ter contato com observação de pássaros, com a natureza”, afirmou Tatiana Pongiluppi.
7h às 10h: Observação de aves
10h às 10h30: Pic nic (traga alguma coisa para compartilhar)
10h30 às 11h: Papo de Natureza – Observação de aves e ciência cidadã