29/04/2022 às 13h47min - Atualizada em 29/04/2022 às 13h47min

Muniz Freire sedia evento de criação da Agência de Desenvolvimento Caparaó

Caparaó Capixaba

Com informações: Prefeitura de Muniz Freire

 

Muniz Freire sediou, nesta quinta-feira, pela primeira vez, o encontro do Programa Líder, projeto-piloto do Sebrae implantado no Caparaó, para o fortalecimento do desenvolvimento regional. A reunião teve a organização do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Muniz Freire, o Governo do Estado, Consórcio Caparaó e Abraço Caparaó.
 

Durante a reunião, aconteceu a assembleia para a criação da Agência de Desenvolvimento do Caparaó, a AD Caparaó, que reúne membros do poder público, iniciativa privada e terceiro setor. O objetivo é captar recursos para o desenvolvimento de todos os municípios integrantes. Além da aprovação do estatuto, aconteceu a indicação dos membros do Conselho Curador da AD Caparaó e a eleição da diretoria.



Participaram do evento os secretários de Muniz Freire de Planejamento e Desenvolvimento, Marciano Areias; Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Douglas Caçador; de Obras, Serviços Urbanos e Transporte, Vinnicius Pinheiro Gonçalves; o chefe de gabinete, Mário Cesar Spadetti; e o Assessor Extraordinário de Governo, Diorgenes Ribeiro, além de servidores municipais. Também estiveram presentes, a secretária executiva do Consórcio Caparaó, Dalva Ringuier; a gestora do projeto Líder; Zenilda Rocha; o representante do Abraço Caparaó, Francisco Faleiro; o gerente do Sebrae em Muniz Freire, Renato Machado; a extensionista do Incaper de Jerônimo Monteiro e integrante do Grupo Líder, Marianna Abdalla Prata Guimarães, os vereadores de Muniz Freire José Maria Bergamini e Caíque Carvalho e Sebastião Gildo Pereira; além de representantes dos municípios de Ibatiba, Jerônimo Monteiro, Guaçuí, Ibitirama, Alegre e Dores do Rio Preto.



De acordo com o prefeito Dito Silva, anfitrião do evento, faltava união política dos prefeitos da região.

“Você imagina 14 prefeitos do Caparaó juntos em busca de recursos. A gente tem que ter mais união, mais trabalho, porque é uma região que merece uma atenção toda especial. O nosso foco é caminhar todo mundo junto. Crescendo os municípios, cresce a região. Estaremos unidos buscando recursos para o desenvolvimento da região, atendendo todos os municípios dentro das suas particularidades. E as portas de Muniz Freire estão abertas. Nós dependemos desse trabalho conjunto para dar visibilidade para o município e a região do Caparaó”, afirmou o prefeito Dito Silva.



Parceria

Para a analista do Sebrae e gestora do Programa Líder, Zenilda Rocha, a expectativa em relação à AD Caparaó é grande. “Eu quero agradecer a Deus por nos proporcionar esse momento, agradecer ao prefeito Dito Silva por sediar esse encontro que faz parte da metodologia do programa que é um dos encontros das ações de monitoramento do grupo e agradecer também ao Marciano, que tem sido nosso parceiro, além de todos os demais representantes.


É uma alegria poder estar retomando esse trabalho. Essa reunião não é o ponto final do Programa Líder. Pelo contrário. Agora, nós estamos com o trabalho se concretizando com a implementação dessa Agência de Desenvolvimento. E vocês podem contar com o Sebrae neste percurso que nós vamos percorrer juntos”, afirmou a gestora do Programa Líder.



AD Caparaó


A Agência de Desenvolvimento Caparaó inclui todos os municípios integrantes formalmente do Consorcio Caparaó, além da possibilidade de incorporação dos municípios limítrofes, no sentido da busca de coerência de suas ações microrregionais.


AD Caparaó nasce como meta promover a integração e o desenvolvimento regional em bases sustentáveis e participativas, de forma articulada com os setores público, empresarial, terceiro setor e sociedade civil para fomentar e evidenciar as potencialidades do Caparaó capixaba. O objetivo é contribuir para a evolução das políticas públicas em geral, promovendo o desenvolvimento sustentável pautado na proteção e recuperação de recursos naturais, nas inter-relações entre processos produtivos, na inovação tecnológica, no desenvolvimento do capital humano, cultural e social, na dinamização da economia, no desenvolvimento da saúde integral, na valorização da vocação e do potencial da região e na melhoria da infraestrutura para o desenvolvimento regional.



De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Muniz Freire, Marciano Areias, que foi escolhido para integrar o Conselho Curador da nova Agência de Desenvolvimento Caparaó, agora, vai ficar muito mais fácil captar recursos, projetos e políticas públicas que atendam todo o Caparaó e dos municípios do entorno, coisa que o Consórcio Caparaó, do qual Muniz Freire faz parte, tem limitações por ser uma entidade 100% pública.



“A AD Caparaó é formada pelo setor público, iniciativa privada e terceiro setor. Isso nos dá um leque maior de captação de recursos. Temos as possibilidades dos recursos de fundo a fundo e de fundo perdido, por exemplo, o que as entidades públicas não podem captar. Outro fator importante são as parcerias que podem ser feitas com as prefeituras nas áreas de Saúde, meio ambiente, educação e tudo o mais”, explicou o secretário.



Diretoria e Conselho


O Conselho Curador da AD Caparaó foi formado por representantes dos setores público e privado. Os indicados foram Marciano Salvador Areias, Carlos Dutra Barbosa, Rosângela Alcântara de Oliveira Toledo, Marianna Abdalla Prata Guimarães, Dalva Vieira de Souza Ringuer, Leneandro Braga Goullart, Nabi D’Leon Moreira da Silva, Graziela Ferreira da Silva e Hisham Hatem El Jurdi.



Foi apresentada apenas uma chapa para a diretoria que foi eleita por unanimidade. Os membros são: Rodrigo Jose Gonçalves Monteiro (diretor-presidente), Francisco de Assis Lemos Faleiro (diretor vice-presidente), Flávio Sales Freitas (diretor de Administração e Finanças), e Kátia Quedevez (diretora de Projetos). Já o Conselho Fiscal tem como membros, Marcelo Simonato, Marcelo Sanglard Valentim e Plínio Gomes da Silveira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90