04/04/2022 às 14h38min - Atualizada em 04/04/2022 às 14h38min

Produtor recupera mais de 20 nascentes após curso do SENAR

Região de Carangola

Senar MG
Nascido e criado na zona rural, o pequeno produtor Luiz Peron agora também é agente de transformação ambiental. Em 2019 ele participou do curso sobre recuperação de nascentes oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos em Divino e desde que recebeu o seu certificado, começou a atuar prestando esse serviço.

Já são 26 nascentes recuperadas na região de Carangola, onde ele mora.


“Aprendi com o SENAR a importância de cuidar da água. A gente só lembra e se preocupa quando ela acaba, mas o curso trouxe o conhecimento e um puxão de orelha para a gente nunca mais esquecer de preservar a água e o meio ambiente”.

Luiz contou que durante o treinamento chegou a duvidar da eficácia do processo, mas ao final viu que o que parecia impossível, só precisava das técnicas adequadas para se tornar real. “Tive que ver para crer! No começo só tinha um filete de água no local, e quando fomos embora a vazão já estava muito maior. Fiquei encantado”.


O trabalho de recuperação de nascentes e conscientização ambiental se tornou parte importante da vida do produtor. A dedicação tem rendido resultados positivos para ele, que ganhou uma nova fonte de renda, e para toda a comunidade que se beneficia com a água em abundância “Passamos pela seca com um volume de água bom e isso faz toda a diferença para o produtor”, comentou.


Luiz faz questão de dizer aos donos das propriedades onde trabalha, que a recuperação é uma parceria, e que as técnicas e indicações feitas por ele devem ser seguidas corretamente para alcançar o resultado esperado.

“Eu digo para todos: ‘se você seguir o que eu aprendi no curso e aplico, não tem como dar errado’. Tenho recebido muitos elogios pelo meu trabalho. É grandioso. A satisfação para mim como ex-aluno do Sistema FAEMG é excepcional. Esse curso é 10”.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90