16/03/2022 às 12h00min - Atualizada em 16/03/2022 às 12h00min

Receita Federal alerta sobre novo golpe do PIX em guia falsa do Simples Nacional

Alerta de golpe

De acordo com a Receita Federal, os empresários optantes pelo Simples Nacional devem ficar de olho no novo golpe. Estelionatários enviam uma guia falsa para pagamento com falsa logomarca do Simples Nacional, CNPJ do contribuinte e uma multa de até 225% sobre o valor cobrado, caso a pessoa não pague no prazo determinado.

Para representantes da Receita Federal, essa multa além de irreal é altíssima e é uma forma de tentar pressionar as possíveis vítimas a pagarem rapidamente o boleto falso, sem verificar antes as informações.

A guia falsa também aparece com vários dados incompletos em relação ao empresário optante pelo Simples Nacional e não oferece outra opção de pagamento, como código de barras, a não ser pelo PIX (com modalidade QR CODE).

A Receita Federal explica que ao pagar dessa forma, o sistema direciona o valor para uma empresa privada chamada SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA. Ainda de acordo com a Receita Federal, o boleto falso chega para os contribuintes por correspondência, com indicação de “Simples Nacional” como remetente.


ORIENTAÇÕES


“Esses golpes, de envio de guias falsas, já é corriqueiro para o Microempreendedores Individuais, o MEI.

Existem sites que imitam o portal oficial do governo e as pessoas só percebem quando é gerada uma guia para abertura do MEI. Mas nesse ponto o contribuinte já informou todos os seus dados.

A orientação é que os empresários não paguem nada que chegar por correspondência e confiram com seus contadores antes, informando, inclusive,sobre o recebimento de qualquer boleto que receberem por correspondência ou por e-mail.


O alerta para quem precisa pagar boletos do Simples Nacional é verificar antes se há alguma pendência, o valor e a data de pagamento nos sites oficiais. Para tirar dúvidas, as pessoas podem buscar mais informações com seus contadores, ou no site da Receita Federal ou no Portal do Simples Nacional.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90