14/03/2022 às 14h43min - Atualizada em 14/03/2022 às 14h43min

Caparaó recebe programa de microchipagem animal

"Conheça seu amigo"

 

Vitória para Caparaó graças ao trabalho da Vigilância em saúde em conjunto com a Vigilância ambiental, o município recebeu o Programa ‘’Conheça seu Amigo’’, que contempla a entrega de microchips e de leitores de microchips pelo Estado aos municípios selecionados.

Os chips são usados em cães e gatos provenientes de comunidades de baixa renda; em situação de rua que participem de algum programa de controle reprodutivo municipal; animais para adoção sob tutela de Organizações da Sociedade Civil e de áreas prioritárias de superpopulação animal.


O microchip para cães e gatos é uma forma moderna e segura de identificação animal. Caso o animal se perca ou até mesmo seja roubado, ele pode ser identificado facilmente por meio de seu microchip, além de ser um pré-requisito para a elaboração do passaporte para cães e gatos no Ministério da Agricultura.


A microchipagem dos animais que consiste na implantação de um dispositivo que armazena um código numérico e transmite informações específicas. Pode ser acessado, através de um banco de dados oferecendo segurança para tutores e animais. A microchipagem é pioneira na região, mas ainda não está disponível para todos, somente para os grupos atendidos pelo serviço de castração no município. O setor de Zoonoses informa que, em breve, irá divulgar sobre os procedimentos para chipar os animais.


Importante ressaltar que a secretaria de saúde, em conjunto com a Vigilância em saúde e com a Vigilância ambiental, continua recebendo os cadastros, caso tenha interesse favor procurar e vigilância para realização do mesmo e os cadastros realizados continuam valendo para a atualização.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90