Devido a várias denúncias de pessoas transportando drogas do povoado de patrimônio da Penha/ES para o município de Espera Feliz, equipe Rv realizou operação antidrogas na rodovia AMG 2906 principal rota de acesso ao referido povoado, quando abordaram o veículo fiat uno, cor cinza, licenciado em Divino De São Lourenço/ES que deslocava de Espera Feliz para o povoado de Paraíso, o qual era conduzido pelo autor.
Ao solicitar os documentos de porte obrigatório, foi sentido pela equipe um forte odor de maconha, o que gerou a suspeição de que o autor poderia estar portando drogas ilícitas. Neste momento foi perguntado se ele portava drogas no veículo, tendo o autor respondido que havia acabado de fazer uso de maconha e que não havia mais drogas no veículo. Contudo, diante do nervosismo do autor e do forte odor de maconha, foi realizada busca pessoal e veicular, sendo localizada no bolso do autor uma pequena porção de maconha e debaixo do assento do carona foi localizada uma sacola com uma grande quantidade de maconha.
Quando o autor percebeu que foi encontrado a sacola com maconha, ele puxou a sacola das mãos do Cb Tobias, rasgou e saiu correndo, sendo ele perseguido, porém em dado momento o autor perdeu o equilíbrio vindo a cair no chão e lesionando o nariz, ato contínuo, a equipe tentou dominar o autor que reagiu agredindo os militares com socos e chutes, sendo necessário o uso de força física moderada para dominá-lo e algemá-lo, nesse momento os militares Cb Mesquita e Cb Tobias sofreram lesões pelos braços e mãos.
O autor e os militares foram encaminhados ao hospital de Espera Feliz. O homem foi encaminhado para o pronto socorro de Manhuaçu para avaliação médica. Logo após, foi liberado para comparecer a delegacia de polícia para devidas providências.