Cafés campeões das Matas de Minas agora em rede de supermercados
Café de Esperra Feliz
26/06/2019 20h21 - Atualizado em 26/06/2019 às 20h21
Agricultores premiados no 15º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Emater-MG, começam a ter seus produtos vendidos ao público consumidor. No total, sete cafés das regiões do Sul de Minas, Matas de Minas e Cerrado vão fazer parte de uma série especial da rede de supermercados Verdemar. Os produtores Josias Gomes, de Espera Feliz, e Horácio Antônio de Moura, de Simonésia, ambos na região das Matas de Minas, estão entre os cafés selecionados.
As embalagens dos cafés que chegam às gôndolas do supermercado têm a foto e história do agricultor, características de sabor e aroma do produto e, ainda, o selo do concurso da Emater-MG - vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os rótulos diferenciados são uma forma de valorizar o agricultor e aproximar o consumidor de quem está produzindo no campo.
Após o anúncio do resultado do concurso da Emater-MG de 2018, os principais produtores responsáveis pelos cafés vencedores fizeram negociação com a rede de supermercados, que adquiriu 56 sacas de café de alta qualidade, o equivalente a 3.420 quilos. Os cafés estão à venda nas lojas da capital mineira e de Nova Lima.
O produtor Josias Gomes, do município de Espera Feliz, disse ter ficado emocionado ao ver seu café nas gôndolas do supermercado. Ele foi o vencedor da região das Matas de Minas e também o campeão estadual da categoria Natural do concurso do ano passado. “Eu sinto muito orgulho de chegar aos 67 anos e ter o melhor café do Estado. Este café é preparado com muito capricho. É um café sem defeito nenhum. Agradeço muito à Emater que é um órgão que nos estendeu a mão. É uma família que nós temos no município”, afirmou.
Fonte: Portal Caparaó