22/11/2021 às 12h27min - Atualizada em 22/11/2021 às 12h27min

Caparaó realiza 2° Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés

Concurso Café

Com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade dos cafés do Município como meio mais eficaz na conquista de novos mercados e agregar valor ao produto para atender a crescente demanda por produtos diferenciados, a Prefeitura Municipal de Caparaó e a EMATER/MG, realizaram o 2º Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés.


O evento aconteceu no auditório Paulo Lima (Pavilhão), e contou com vários produtores rurais e autoridades do município. Além da premiação dos melhores cafés de Caparaó, o evento teve ainda uma palestra com troca de experiências entre os produtores.


Para a classificação dos finalistas foi realizada a etapa física e sensorial onde foi obtida a classificação prévia das amostras com padrão mínimo estabelecido pela comissão organizadora (Emater/MG). Foram enviadas 52 amostras, dentre elas 43 notas acima de 81 pontos, 14 acima de 86 pontos. Para classificação do café especial é considerado uma nota acima de 80 pontos, isso demonstra o potencial enorme que Caparaó tem para a produção de cafés especiais.


Confira os cinco primeiros colocados do concurso:

1º CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS – 92,5 pontos – Grumarim

2º ARISDES MAORIM DA SILVA – 92,5 pontos – Capim Roxo

3º ROGÉRIO AFONSO DOS SANTOS – 89,75 pontos – Grumarim

4º EZEQUIEL DE SOUZA REIS – 88,50 pontos – Boa Vista

5º MIQUEIAS DE SOUZA REIS – 88,00 pontos – Boa Vista


O concurso municipal teve como principal objetivo, estimular a participação dos pequenos produtores do município, afim de esclarecer a eles, o tipo de café produzidos pelos próprios produtores, onde muitos não tinham a possibilidade de conhecer as características de suas lavouras, parabéns aos produtores classificados e a todos os produtores participantes que se destacaram e abrilhantaram nosso evento, concluiu o prefeito, Diógenis Miranda.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »