12/11/2021 às 12h34min - Atualizada em 12/11/2021 às 12h34min

Escolas estaduais de Dores do Rio Preto monitoram chuvas no município

Estudos sobre o clima

 

A atividade faz parte do currículo de Geografia e Matemática.



A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pedro de Alcântara Galvêas e a EEEFM São José, localizadas na sede do município de Dores do Rio Preto, e no Distrito da Pedra Menina, respectivamente, estão desenvolvendo atividades de monitoramento das chuvas, temperatura, amplitude térmica e umidade relativa do ar.



Como parte do conteúdo das disciplinas de Geografia e Matemática, os professores, Luiz Henrique Vieira, Mariana Vilhena, Marcelo Souza, Calvet Ramos Elias e Noêmia Divina, realizam, mensalmente, atividades como: oficinas; climogramas; debates; analise de previsão do tempo; e discussão de diversos elementos relacionados à climatologia, mudanças climáticas, meteorologia, uso e ocupação do solo, entre outros.



O monitoramento da pluviosidade (precipitação) e temperatura são realizados diariamente pelos estudantes e/ou pelos professores. Para. no final de cada mês, serem produzidos climogramas em ambas as unidades escolares.








O professor Luiz Henrique Vieira explicou que os valores monitorados entre os meses de maio a outubro de 2021, foram notórios entre as diferenças pluviométricas das localidades, e que a temperatura não tem tanta oscilação. “Esse fato chamou muita atenção de todos, lembrando que vários fatores e condicionantes explicam tal dicotomia como, por exemplo, a altitude e a presença do Parque Nacional do Caparaó, que tem boa parte de seu território dentro do município, estando a Escola São José, nas suas proximidades. Na sede, a estação está a 796 metros de altitude em relação ao nível do mar e, em Pedra Menina, aproximadamente 997 metros”, explicou o professor.


Assessoria de Comunicação da Sedu


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90