08/11/2021 às 16h08min - Atualizada em 08/11/2021 às 16h08min

Filme com mulheres agricultoras de Guaçuí é o grande vencedor do Festival Cine.Ema

"Meu Arado, Feminino"

O documentário "Meu Arado, Feminino" de Marina Polidoro que retrata o cotidiano de mulheres agricultoras de Guaçuí, entre elas Dona Laura Fernandes, Helena do Sossego, Nelli  Sanches, Margareth da Silva e Isabel Rodrigues Barbosa, venceu a categoria  Juri de professores e estudantil o Festival Cine.Ema.
Marina escreveu em sua rede social: "Com um sorriso no coração, compartilhamos que Meu Arado, Feminino venceu a mostra competitiva nacional no Festival Cine.Ema pelo júri estudantil. Agradecemos a todas, todos e todes que escolheram nosso aradinho para ser o vencedor do lindo @cine.emafestival" disse a diretora do filme


O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo anunciou na última sexta, 05, os vencedores da 7ª Mostra Nacional Competitiva. O documentário Meu Arado, Feminino, foi o grande vencedor pelo júri estudantil e ficou em primeiro lugar pelo júri de professores, seguido por Taxa de retorno em segunda posição, e Finado Taquari em terceira. Os prêmios para as produções somam R$ 4 mil.


Em Meu Arado, Feminino (MG/ES), da diretora Marina Polidoro, assistimos na tela mulheres campesinas apresentarem narrativas que perpassam pela pluralidade de vivências femininas. São discursos que nos mostram a beleza e realidade de cada protagonista e o respeito que elas têm com a terra, bem como a importância de suas lutas. 


Já em Taxa de retorno, de Matheus Vieira, conhecemos a história da comunidade São Pedro, povoado de Minas Gerais, que sofreu mudanças radicais com a chegada da mineração; e em Finado Taquari, de Frico Guimarães, temos como tema central o assoreamento dos rios, sobretudo o do Taquari. Ambos são documentários originados do estado de São Paulo.


Ao todo, 13 curtas-metragens de questões socioambientais fazem parte da 7ª Mostra Competitiva Nacional Cine.Ema, que neste ano acontece somente online, em exibição totalmente gratuita até 05 de dezembro em cinema.com.br. As obras possuem até 26 minutos e foram produzidas a partir de 2019 nos gêneros ficção, animação e documentário. 


O Festival Cine.Ema é uma realização da Caju Produções e Ministério do Turismo, com patrocínio do Grupo Águia Branca, Decolores e Imetame. Conta também com o apoio da Reserva Águia Branca e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA. Com o tema "A Natureza é a Nossa Escola", as atividades da edição giram em torno de três eixos: Águas, Montanhas e Biodiversidade, realizadas em formato semipresencial com oficinas, bate-papos e mostra de cinema online.

Fonte: 90,5FM

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90