23/09/2021 às 09h56min - Atualizada em 23/09/2021 às 09h56min

Seca pesará mais do que efeitos da geada na produção de café em 2022

Café e Clima

Conclusão foi de especialistas que participaram da 3ª edição do Fórum Café e Clima Cooxupé, nessa terça-feira, 21


As condições climáticas e os impactos para a safa de café em 2022 foram os temas centrais da 3ª edição do Fórum Café e Clima da Cooxupé, realizado virtualmente na tarde dessa terça-feira, 21 de setembro. Entre os cenários traçados pelos especialistas convidados, está o impacto da crise hídrica. A seca deve pesar mais na produção de café para o próximo ano do que as geadas.


“O café e a seca convivem harmonicamente há anos, por conta da resiliência dos cafeeiros. Mas, a planta não tolera tantos períodos de seca severa, como o que vivemos. Portanto, haverá perdas”, diz o professor José Donizeti Alves, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), um dos palestrantes do evento.


Ainda segundo Donizeti, são dois momentos que impactam na produção, o do crescimento do ramo e a florada. A seca vai encurtar a janela de crescimento do ramo neste ano, assim, vão faltar folhas para produzir café em 2022.


O especialista explicou que esse impacto é maior do que o produzido pela geada, que também prejudicou cerca de 170 mil hectares de café.


Nesse contexto, o Coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos, explicou, durante sua palestra no Fórum, que os fatores relacionados ao clima impactam entre 60% a 70% na variação da produção. Além disso, entre esses fatores, a deficiência hídrica é responsável por 56% da queda de produtividade do café.


“Esses fatores criam uma condição de estresse das plantas. Com intenso déficit hídrico na pré-florada e condições desfavoráveis também no pós-florada, o início da safra de 2022 não está nada favorável”, explicou.


O coordenador também destacou que, com os longos períodos de seca, também há um baixo armazenamento de água no solo, o que impacta as plantas.



Cenário e perspectivas


E, o cenário para o próximo ano não é animador, segundo explicou o professor da Universidade Federal de Alagoas Luiz Carlos Baldicero Molion.


“No trimestre de janeiro a março, teremos chuvas abaixo da média. Principalmente em fevereiro e março, haverá redução de 40% a 60% da média de chuvas”, diz.


Ainda sobre as perspectivas, o bacharel em Física pela USP também destacou o cenário dentro dos próximos 15 anos.


“Teremos um clima diferente, em média mais seco e mais frio, semelhante ao do período dos anos 1960 até a metade da década dos anos 1970”, explicou durante sua apresentação.


O vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, disse que os produtores precisam ficar atentos às perspectivas futuras para repensar as tomadas de decisões.


No encerramento do Fórum Café e Clima, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, também destacou a importância dos produtores terem acesso a essas informações e alternativas.

“Principalmente com a seca influenciando tão ou mais do que as geadas. É preciso buscar ações e refletir sobre os momentos atuais”, conclui.


O Fórum, que teve transmissão pelo Youtube da Cooxupé, pelo Notícias Agrícolas e Hub do Café, reuniu mais de 2 mil expectadores. O evento pode ser assistido na íntegra no canal da cooperativa no Youtube.
 

Fonte: Notícias Agricolas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90