Começou nesta últma terça-feira, 07 e vai até o dia 14, o 104º Jubileu do Bom Jesus em Manhumirim. Este ano, o tema “Com o bom Jesus, construindo a cultura e cuidado” está em sintonia com mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial do da Paz deste ano em que conclama os cristãos a ser construtores de uma cultura do cuidado. A abertura do Jubileu foi realizada às 7h e, posteriormente, às 8h, houve visita da imagem do Bom Jesus às comunidades urbanas. As 15h teve missa e 18h foi realizada a missa solene.
De acordo com o Pároco da Paróquia Bom Jesus de Manhumirim, Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN, em um tempo marcado por tantas crises se faz necessário promover uma cultura do cuidado, olhando para o criador que nos deu o exemplo ao criar o mundo com todo carinho e depositar nas mãos do ser humano a missão de ser guardião da sua obra. “A cultura do cuidado deve ser um modo de viver de cada crente, no trato consigo mesmo, com as pessoas e com o planeta Terra. Vamos fazer do nosso Jubileu um tempo propício para esta reflexão que deve nos provocar e ao mesmo tempo gerar em nós atitudes responsáveis no cuidado com a nossa vida e nossa casa comum, construindo um mundo fraterno onde nos sentimos irmãos uns dos outros”, enfatiza.
Segundo Pe. Marcos Antônio, o Jubileu ocorrerá de forma modesta visando favorecer a segurança dos fiéis. Ele reitera que a partir desta quarta-feira, 08, serão realizadas seis celebrações eucarísticas somente no Santuário do Bom Jesus e com vagas limitadas, portanto, cada fiel e romeiro que queira vir a Manhumirim terá um lugar, seja no Santuário ou no salão para participar da celebração. “Teremos o distanciamento, o uso obrigatório de máscaras e a utilização do álcool em gel. Seguiremos todas as medidas e orientações fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde de Manhumirim e do Comitê contra a Covid-19.
O importante é celebramos com cuidado e responsabilidade tendo sempre o bom senso e a paciência para fazer bem o momento do Jubileu, experimentando daquilo que é próprio da espiritualidade em torno do bom Jesus”, destacou.