27/08/2021 às 10h20min - Atualizada em 27/08/2021 às 10h20min

Governo de Minas abre inscrições para cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio

Vagas na região

 

Estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas já podem consultar o catálogo dos cursos que serão ofertados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) por meio do Trilhas de Futuro. No documento, estão listadas as instituições, cursos e municípios que estão com vagas abertas.


As inscrições poderão ser feitas até 30 de agosto. O catálogo completo dos cursos pode ser acessado no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.


Serão ofertados cursos de enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, entre outros. Os cursos serão gratuitos e ofertados por instituições credenciadas, em 110 municípios mineiros. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo de vale-transporte e alimentação.


Carangola, Espera Feliz e Tombos tem vagas, confira:


Carangola:  Escola Enf Ciência - Técnico em Enfermagem - 200 vagas.


Espera Feliz: Instituto de Educação Moriá - Técnico em Agropecuária - 150 vagas.


Tombos: CEFOC - Técnico em Enfermagem - 198 vagas.



A definição dos municípios prioritários e dos cursos que serão ofertados foi feita a partir da escuta do setor produtivo, de estudos de empregabilidade e da demanda da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) realizou mapeamento com empresas mineiras que responderam a um questionário e apontaram suas demandas por mão de obra. Também foi apresentado um estudo de empresas que estão se instalando no estado com possível demanda de empregabilidade. Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foi parceira em um estudo sobre qual curso tem a maior demanda de empregabilidade em determinado município.


INSCRIÇÕES

As inscrições para os cursos ofertados pelo Trilhas de Futuro poderão ser feitas até 30 de agosto, no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.


Poderão se inscrever para as vagas, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino.


Pelo menos 70% das vagas contratadas devem se destinar aos estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os jovens matriculados em outras redes públicas, em redes privadas e, em seguida, para os jovens egressos do ensino médio.


Inicialmente, serão oferecidas 40 mil vagas para cursos técnicos. A previsão é de que as aulas tenham início no mês de outubro.



TRILHAS DE FUTURO

O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »