27/07/2021 às 12h28min - Atualizada em 27/07/2021 às 12h28min

Caminhão da Saúde do Senar MG é sucesso em Carangola e Manhumirim

Programa Saúde Itinerante

Senar MG
“Fico muito contente e agradecido por ter participado dessa ação tão importante, que mostra que o Sistema FAEMG está atento ao trabalho e à saúde do produtor rural”. O depoimento é de Jorge Luiz Ferreira, que recebeu atendimento no caminhão do Programa Saúde Itinerante, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em Manhumirim. 

No município, 149 pessoas foram beneficiadas pela iniciativa, realizada em parceria com o Sindicado dos Produtores Rurais de Manhumirim e com a Prefeitura. “Conseguimos mobilizar a comunidade e proporcionar exames preventivos de qualidade para todos os presentes”, comentou o presidente do sindicato, Isaac Malta Júnior.



Os homens compareceram em maior número. Eles tiveram consulta com o urologista e fizeram o exame de PSA (detecção de câncer de próstata). A grande procura masculina foi comemorada pela diretora municipal de Saúde, Michelle de Alencar Rosa Nascimento. “O retorno sobre o acolhimento da equipe foi positivo. O atendimento humanizado fez todos se sentirem confortáveis e chamarem mais pessoas para participar. Esse resultado é muito gratificante. Pretendemos manter a parceria para novos atendimentos”, afirmou. 


As mulheres também aproveitaram para fazer exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e mamografia, como Vânia Klem e as três irmãs. Elas aprovaram a iniciativa e agradeceram a oportunidade. “O SENAR está sempre presente em Manhumirim, e esse programa é mais um evento feito para nos ajudar, porque conscientiza a mulher do campo sobre a importância de se cuidar e valorizar a saúde”, apontou Ana Paula Sanglard, após atendimento. 



Oportunidade de atendimento gratuito


Já em Carangola, 67 pessoas foram atendidas na comunidade de Alvorada. Entre elas, o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola, Júlio Ferrari. O produtor destacou a importância da ação, gratuita, para a população rural. “Todos elogiaram e agradeceram a oportunidade. Foi um sucesso! Ficamos felizes por incentivar os produtores e produtoras a cuidarem da saúde”. 


A ação contou com o apoio da Prefeitura. O técnico em enfermagem Maurício Torres Lopes acompanhou os atendimentos e pontuou que a presença do Caminhão da Saúde estimulou muitos homens a consultarem o urologista. “Essa atenção à saúde, principalmente do homem, é muito importante porque eles não têm o hábito de ir ao especialista por vergonha e até por um certo preconceito. Nesse sentido, o programa também foi educativo. Temos a esperança de que, depois dessa passagem, mais homens busquem atendimento”.


“A população aceitou muito bem a proposta e compareceu em grande número. Diversas pessoas terão que continuar tratamentos, o que deixa ainda mais evidente a importância dessa ação de cuidados com a saúde”, comentou o mobilizador Rudson Curcio.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90