A Cidade de Caparaó registrou, na madrugada desta segunda-feira (28/06), a segunda menor temperatura em todo o Estado de Minas Gerais (com 4,8°C), perdendo apenas para São Lourenço, na Serra da Mantiqueira.
Em relação ao país, o Município (que leva o nome da Serra e também da Região) alcançou o 11º lugar, ao passo que demais cidades com registro de menor temperatura são do Estado do Rio Grande do Sul, fato que reforça o nível de frio que a cidade presenciou. No dia anterior (27/06), a cidade havia alcançado o 8º lugar, com temperatura equivalente a Campos do Jordão (SP).
Esse histórico de frio intenso é recorrente na região. Caparaó já esteve no topo do pódio das cidades brasileiras com menores registros em 2014, 2017 e 2019, chegando a parar no noticiário nacional.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET é no sentido de que a Região do Caparaó poderá enfrentar frio extremo nos próximos dias, levando a Secretaria de Desenvolvimento Social a lançar uma campanha emergencial de distribuição de agasalhos e cobertores à população de baixa renda.
Aos turistas e amantes do clima das montanhas, recomenda-se cautela e reposição de suprimentos do inverno (tais como roupas, cobertores e medicamentos).