24/05/2021 às 12h10min - Atualizada em 24/05/2021 às 12h10min

Dia Nacional do Café: 3 benefícios do café para a saúde

Dia Nacional do Café

Consumido de forma moderada, o café ajuda no emagrecimento, melhora da digestão e previne o câncer. No Dia Nacional do Café, conheça mais curiosidades sobre esta bebida.

 

Pode ser pela manhã, depois do almoço ou à tarde. Pode ser puro, misturado, quente ou até mesmo frio, não importa. De Norte a Sul do país, o café é a bebida que está presente por unanimidade na casa dos brasileiros.



E, hoje, a comemoração não é em vão: o Dia Nacional do Café simboliza o início da colheita no mês de maio nas regiões cafeeiras e, por isso, é uma comemoração apenas no Brasil. Reconhecido desde 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a data está presente no Calendário de Eventos do Brasil.

 

Você sabia que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café? E toda essa relação do brasileiro com café está atrelado com a nossa história e até desenvolvimento econômico do país, como por exemplo as ferrovias.



De acordo com uma publicação no New England Journal of Medicine,  o café pode ter efeitos positivos no organismo, se consumido cerca de cinco xícaras pequenas por dia, o que equivale, no máximo, a 400 miligramas de dose diária.


Consumido de forma moderada, de acordo com a pesquisa, o café ajuda no emagrecimento, melhora da digestão e previne alguns tipos de câncer. Confira os benefícios abaixo:



Café como aliado do emagrecimento


Acredite se quiser, mas o café é um bom parceiro em qualquer dieta restritiva de alimentação e uma xícara ajuda a estimular a queima de calorias, por gerar calor pelo corpo e mover a gordura marrom.

Além disso, a cafeína e outros componentes ativa o sistema nervoso, que aumenta a produção de adrenalina e uma coisa puxa outra e atua, no final, naquela gordura indesejada. 



Café como aliado da digestão


De novo a cafeína, esse componente principal do café, facilita no processo de digestão por atuar diretamente no sistema gastrointestinal. Além disso, o café contribui para a melhora do funcionamento do intestino. 



Café como aliado na prevenção do câncer


O consumo de até três xícaras de café torrado e moído por dia pode ser o suficiente para prevenir o surgimento de mutações em células e causar câncer. O café contém antioxidantes e minerais que ajudam a combater este mal, se consumido de forma moderada.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90