13/05/2021 às 15h00min - Atualizada em 13/05/2021 às 15h00min

Sérgio Cotrim é eleito presidente do Conselho das Matas de Minas

Região das Matas de Minas

MANHUAÇU (MG) - O cafeicultor e engenheiro agrônomo Sérgio Cotrim D'Alessandro foi eleito diretor presidente do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas. A diretoria é composta ainda pelo Diretor Administrativo Fernando Romeiro Cerqueira e o Diretor Financeiro Sebastião de Lourdes Lopes.

O Conselho das Entidades da Região das Matas de Minas reúne representantes de produtores, cooperativas de crédito e produção, sindicatos, associações, organizações  de pesquisa e extensão, poder público e demais envolvidos na cadeia produtiva do café. Trata-se de uma governança  voltada ao desenvolvimento dos cafeicultores dos 64 municípios que compõem a área reconhecida como Região das Matas de Minas, comunicando uma cafeicultura “ Naturalmente Artesanal “.

 

 

“Quero agradecer a confiança dos membros do conselho e contando  com o apoio de sempre para exercemos uma boa governança. Muitas ações aconteceram desde o início do projeto com apoio fundamental do Sebrae-MG, tendo hoje a Região das Matas de Minas conquistado o reconhecimento da Indicação de Procedência pelo INPI. Será desenvolvida uma gestão estratégica  para proteção e comunicação ao mercado da IP de nossa região , dentre elas o trabalho com  novas lideranças e parcerias para o desenvolvimento da Região das Matas de Minas” – destaca o novo presidente, Sérgio Cotrim D´Alessandro.



Entre as propostas do novo presidente, estão fortalecer o sentimento de pertencimento dos produtores da Região das Matas de Minas e buscar incessantemente trabalhar pela percepção dos consumidores quanto a Indicação de Procedência (IP) das Matas de Minas, posicionando a região como uma Origem Controlada reconhecida pelos  consumidores , dentro dos pilares da Qualidade artesanal, Sustentabilidade natural e desenvolvimento coletivo.



Participaram da eleição, os representantes da SCAMG (Associação de Cafés Especiais de Minas Gerais), Sicoob Credisudeste, Sicoob Credilivre, Sindicatos dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Lajinha e de Manhumirim, Sicoob União dos Vales, Coocafé, Sicoob Credcooper e Sicoob Credicaf.




MATAS DE MINAS


O projeto Café das Matas de Minas começou em 2011 com o objetivo de desenvolver a cafeicultura na região. É baseado em quatro pilares: qualidade, identidade, governança e mercado. Busca valorizar o café dessas localidades, organizar as ações dos produtores e estimular o acesso a mercados.  A iniciativa inclui ainda ações de capacitação e orientação ao produtor sobre o processo de melhoria da qualidade, governança e identidade.


A Região das Matas de Minas está situada em uma área de Mata Atlântica, no leste de Minas Gerais, e compreende cerca de 36 mil produtores de café, responsáveis pela produção de 7 milhões de sacas anuais, 24% do total no estado. Em 64 municípios, com 275 mil hectares plantados na área demarcada, os produtores geram cerca de 75 mil empregos diretos e 156 mil empregos indiretos na colheita do café.  


A produção é naturalmente sustentável, marcada pela predominância da agricultura familiar, gerando impacto econômico e social direto e indireto, além de estimular fatores culturais presentes na cafeicultura da região. 



Em 2017, foi criado o Selo de Origem Região das Matas de Minas, iniciativa que garante a origem do produto, permitindo a rastreabilidade, definindo o processo de produção e contribuindo para a qualidade do produto.  Em dezembro de 2020, a região produtora de café Matas de Minas recebeu a chancela de Indicação de Procedência (IP) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).



Ao longo dos anos, o café Matas de Minas recebeu diversas premiações de relevância nacional e internacional, como, por exemplo, os prêmios Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas,  Coffee of The Year, Concurso de Qualidade ABIC e Cup of Excellence, dentre outros. 


Assessoria de Imprensa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »