Na última sexta-feira (23/04), aconteceu uma reunião entre profissionais da Prefeitura de Caparaó e o Médico Veterinário Dr. Ernesto Ferreira Grillo, atuante na Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu.
O encontro teve como pauta o alerta de surto de doença canina, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 17/04/2021, além da análise de sugestões e denúncias registradas na Ouvidoria-Geral do Município envolvendo a causa animal.
De acordo com o Veterinário, o Município deve seguir o protocolo estadual para o manejo e investigação de casos de zoonoses, que são doenças transmissíveis entre animais. Para tanto, serão coletadas amostras de material genético dos animais mortos e enviadas adequadamente ao Centro de Controle de Zoonoses, em Belo Horizonte.
Além disso, foram repassadas orientações à Divisão de Vigilância em Saúde - Serviço de Vigilância Ambiental, dentre as quais destaca-se a realização de campanha de conscientização para cuidados gerais com os pets, incluindo a manutenção de vacinação em dia.
É importante salientar que o Sistema Único de Saúde oferta, gratuitamente, apenas vacinas contra doenças com potencial de transmissão a humanos, as quais seguem um calendário anual de aplicação. As imunizações contra as demais zoonoses devem ser adquiridas na rede privada e pelo próprio tutor do animal.
As Agentes de Combate às Endemias Elcione Rocha, Jussara Souza e Laís Machado se comprometeram a formalizar um plano de ação junto à Chefe Lidiane Lacerda e apresentar à Secretária de Saúde e ao Prefeito, visando adequar as posturas municipais à demanda local.