O que é a cinomose e como ela atua no corpo do cachorro?
Cinomose é uma doença infectocontagiosa causada por vírus, altamente transmissível, que pode levar a morte ou deixar sérias sequelas no animal. O vírus é bastante agressivo e atinge, principalmente, cães que tenham o sistema imunológico enfraquecido, como filhotes e cachorros idosos, ou cães que já estejam debilitados em função de alguma outra doença. Ele se replica nas células sanguíneas e no sistema nervoso central do animal.
Quais são os principais sintomas da cinomose em cães?
A cinomose costuma ter três estágios de atuação diferentes no corpo do cachorro e, em cada um deles, um sintoma diferente se sobressai. No início, quando o sistema digestivo é acometido, é a diarréia. Conforme ela avança e atinge o sistema respiratório, é comum que secreções amareladas saiam pelo nariz e pelos olhos do animal. Quando a cinomose chega ao sistema nervoso central do animal, é comum que ele tenha tremores e convulsões.
Além dos sintomas indicados, o cachorro também costuma apresentar outros sinais físicos e comportamentais da cinomose. Fique atento e busque ajuda em caso de:
Vômito;
Febre;
Perda de apetite;
Dificuldades motoras;
Dificuldades respiratórias;
Perda de equilíbrio;
Apatia;
Fraqueza;
Tosse;
Contrações musculares involuntárias;
Convulsões.
Fique atento ao comportamento do seu cachorrinho: qualquer sintoma que fuja muito do comum ou reação mais grave, procure seu veterinário.
Confira o alerta:
[ATENÇÃO] Nós da Sociedade Proterora dos Animais de Espera Feliz, vem por meio deste post fazer um alerta! Todos os...
Publicado por Spaef Protetores Dos Animais em Quinta-feira, 22 de abril de 2021