22/04/2021 às 16h27min - Atualizada em 22/04/2021 às 16h27min

SPAEF alerta para risco da cinomose canina em Espera Feliz

Doença infectocontagiosa

Redação DD
A Sociedade Proterora dos Animais de Espera Feliz, postou um alerta em suas redes sociais, para os donos de pets do município. 


Na postagem, a SPAEF pede para que todos os donos de cães verifiquem as vacinas de seus pets, e se estão em dia, e caso não esteja, em hipótese alguma saia com eles para passear ou entre em contato com outros cães.


O alerta é por conta de muitos casos de cinomose na região, e a cada dia tem aparecido mais casos em Espera Feliz.


"VÁ EM UMA VETERINÁRIA E VACINE SEUS CÃES! Estamos tentando ajudar aqueles que estão abandonados nas ruas, mas infelizmente são muitos animais abandonados e não conseguimos atender a todos com antecedência, então você que tem seu cão, NÃO SEJA NEGLIGENTE E VACINE SEUS ANIMAIS", relatou nas redes sociais.


 

O que é a cinomose e como ela atua no corpo do cachorro?

 

Cinomose é uma doença infectocontagiosa causada por vírus, altamente transmissível, que pode levar a morte ou deixar sérias sequelas no animal. O vírus é bastante agressivo e atinge, principalmente, cães que tenham o sistema imunológico enfraquecido, como filhotes e cachorros idosos, ou cães que já estejam debilitados em função de alguma outra doença. Ele se replica nas células sanguíneas e no sistema nervoso central do animal.



Quais são os principais sintomas da cinomose em cães?
 

A cinomose costuma ter três estágios de atuação diferentes no corpo do cachorro e, em cada um deles, um sintoma diferente se sobressai. No início, quando o sistema digestivo é acometido, é a diarréia. Conforme ela avança e atinge o sistema respiratório, é comum que secreções amareladas saiam pelo nariz e pelos olhos do animal. Quando a cinomose chega ao sistema nervoso central do animal, é comum que ele tenha tremores e convulsões.

Além dos sintomas indicados, o cachorro também costuma apresentar outros sinais físicos e comportamentais da cinomose. Fique atento e busque ajuda em caso de:
 

  • Vômito;

  • Febre;

  • Perda de apetite;

  • Dificuldades motoras;

  • Dificuldades respiratórias;

  • Perda de equilíbrio;

  • Apatia;

  • Fraqueza;

  • Tosse;

  • Contrações musculares involuntárias;

  • Convulsões.




Fique atento ao comportamento do seu cachorrinho: qualquer sintoma que fuja muito do comum ou reação mais grave, procure seu veterinário.


Confira o alerta:



 

[ATENÇÃO] Nós da Sociedade Proterora dos Animais de Espera Feliz, vem por meio deste post fazer um alerta! Todos os...

Publicado por Spaef Protetores Dos Animais em Quinta-feira, 22 de abril de 2021


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90