Após o anúncio do fim da onda roxa do programa Minas Consciente na Macrorregião de Saúde Sudeste, definido pelo Governo de Minas Gerais na última quinta-feira (14), a Prefeitura de Espera Feliz publicou um Decreto nesta noite de segunda-feira (19), em que readequa as normas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Com o novo Decreto, o município terá o funcionamento de diversas atividades de comércio e serviços, antes restritas por determinações estaduais, retomadas a partir desta terça (20), desde que cumpram regras de segurança definidas previamente. (Confira no Decreto no fim da matéria).
O comércio em geral está autorizado a retomar suas atividades, com a definição de horários de funcionamento e protocolos específicos para cada segmento.
As atividades em templos religiosos também estão autorizadas, limitadas a 30% de sua capacidade.
Também ficou autorizado as atividades escolares na modalidade híbrida, em aulas remotas, alternadas e com retorno gradual as atividades presenciais nos estabelecimentos escolares de Educação Básica (Ensino Infantil, Fundamental e Médio) das redes públicas e privadas de ensino situadas no município.
Na vigência do novo Decreto, ficarão proibido:
Consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas.
A colocação de mesas ou cadeiras em calçadas ou em outras partes das vias públicas.
Circulação de pessoas com sintomas da gripe, exceto para a realização de exames ou consultas.
Para tirar qualquer dúvida relacionada ao Decreto, leia abaixo na íntegra:
Novo Decreto Municipal. Espera Feliz, 19 de abril de 2021.