02/04/2021 às 13h55min - Atualizada em 02/04/2021 às 13h55min

Câmara de Espera Feliz abre diálogo com representantes do comércio para esclarecimentos do último Decreto

Ações conjuntas

A Câmara Municipal, através dos vereadores Paulo Felipe - Paulinho do Salão (Presidente da Câmara), Maria Izabel (Secretária da Câmara) Sandrinha Donadio (Presidente da Comissão de Saúde da Câmara), Gilmar Reis (membro da Comissão de Saúde) e Dinei Souza (membro da Comissão de Justiça da Câmara), esteve reunida, nesta última quinta-feira (01/04), à pedido da população de Espera Feliz, como instituição representativa, para fomentar um diálogo e esclarecer algumas dúvidas colocadas pelo povo à frente do último decreto lançado pelo Executivo Municipal (Prefeito).

 
Os vereadores receberam representantes da Associação Comercial de Espera Feliz, representante do comercio local, e a Secretaria de Saúde, Fernanda Donadio e iniciaram a reunião relatando a importância desse encontro para esclarecer e estudar o protocolo adotado pelo município e sugerir ações conjuntas.

 
Embora a Câmara Municipal não tenha autonomia para executar ações perante esse quadro, cabendo ao Executivo Municipal (Prefeito) tomar as providências, dentro do que compete aos vereadores e vereadoras, a Câmara, para atender a população e levar até os munícipes esclarecimentos, viu a necessidade de realizar esse encontro, para dialogar com o comércio e com Executivo.

 
A Secretária de Saúde se prontificou a explicar os protocolos e os motivos que levaram o município a ter que adotar as últimas medidas sanitárias. Os vereadores e vereadoras, em nome da população, questionaram sobre o plano municipal de contingência da pandemia, a fiscalização realizada pela Prefeitura para que não aconteça aglomeração, principalmente nas filas dos bancos, a preocupação com os pequeno empresário e solicitaram, que aumente a fiscalização e que o município adote políticas de aviso prévio nos quadros de protocolos adotados para não prejudicar os comerciantes.


 
Os representantes do comércio também se manifestaram, apresentaram casos concretos e colocaram-se à disposição para participarem de reuniões que oportunizem estabelecer políticas públicas e um diálogo constante entre os comerciantes e o Executivo Municipal.

 
De acordo com a Secretária, Fernanda Donadio, o Executivo (Prefeito) sempre esteve trabalhando em prol de manter o comércio aberto e manter as medidas necessárias para conter o avanço da pandemia e que a Prefeitura e as Secretarias estão trabalhando e atuando incansavelmente, com divulgações constantes à população de medidas cautelosas e prevenção, fechamento de praças e locais de aglomeração, atendimento à população e campanhas de vacinação realizadas inclusive aos finais de semana, mas, que diante do aumento continuo do número de contaminados e do falecimento repentino de seis munícipes, dentro do quadro emergencial, o Executivo optou por adotar medidas mais cautelosas, cobradas aos municípios, inclusive, pelo Governo do Estado de Minas, sob pena se sanções que poderiam ser aplicadas ao município, caso, diante do quadro, não adotasse as medidas necessárias.

 
A Secretaria falou ainda que a fiscalização está sendo estendida e conta atualmente com o total de 18 fiscais, e será ainda mais rigorosa, e que os fiscais vão passar a atuar uniformizados e identificados para que a população tenha maior segurança.

 
Esclareceu sobre a política de vacinação, que segue o protocolo estadual, e de como a Prefeitura tem atuado de maneira ativa e constante para atender a população de forma eficiente.
 
Falou ainda que, a equipe de saúde está atuando, nos focos de contaminação, com enfermeiros, técnicos, médicos e toda uma equipe profissional, para atender a todos que precisarem.

A secretária de saúde finalizou pedindo a população que faça uma corrente de solidariedade, que as pessoas ajudem a passar as informações que são verdadeiras e tem veracidade, que se solidarizem com as famílias que estão perdendo seus entes e com os profissionais da saúde, que juntos, estão atuando para manter a saúde pública da melhor forma possível para atender o cidadão.

Frisou, mais uma vez, que o Prefeito Municipal está a favor dos comerciantes, como demonstrado diversas vezes durante a pandemia, mas que teve que tomar as últimas medidas diante da urgência dos últimos acontecimentos.

 
O Presidente da Câmara, vereador Paulo Felipe agradeceu pela presença de todos, pelos esclarecimentos prestados aos vereadores e à população e disse que a Câmara sempre estará à disposição para representar a população e intervir pelos comerciantes.


Fonte: Câmara Municipal de Espera Feliz

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90