Em reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira, 09, gestores dos 23 municípios que integram a microrregião Manhuaçu decidiram por aderir a onda roxa do Plano Minas Consciente. A decisão do ingresso desses municípios nesta fase do programa estadual será deliberada através de publicação no Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais que deve ocorrer nesta quarta-feira, 10, cabendo a implementação da onda roxa do Minas Consciente na quinta-feira, 11.
*O município de Alto Caparaó, que faz parte da micro região, ainda não se manifestou a respeito.
Na onda roxa só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.
As regras também incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares.
Também fica proibida a realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.