18/04/2019 às 14h36min - Atualizada em 18/04/2019 às 14h36min

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza ações estratégicas contra alta incidência de trabalho infantil

Espera Feliz possui 455 adolescentes inseridos de forma precoce no trabalho

Segundo os dados do IBGE de 2010, o município de Espera Feliz possui 455 adolescentes inseridos de forma precoce no trabalho. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) realiza ações estratégicas deste programa que são destinadas aos municípios que têm alta incidência de trabalho infantil. 

O trabalho consiste na realização de ações estratégicas voltadas ao enfrentamento das novas incidências de trabalho infantil e no fortalecimento do Programa, com avanços da cobertura e da qualificação da rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O objetivo é potencializar os serviços da assistência social, bem como articular ações com outras políticas públicas, o que favorece a criação de uma agenda intersetorial de erradicação do trabalho infantil, que articule políticas, como Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Lazer, entre outras.

Sabendo que o ingresso precoce ao trabalho traz inúmeros prejuízos ao desenvolvimento físico e mental do indivíduo, foram promovidas no mês de março e abril ações estratégicas relacionadas ao Eixo da Informação e Mobilização na rede pública de Educação e Saúde do município, atingindo diretamente 157 trabalhadores.

Conselheiros tutelares, agentes de saúde, professores entre outros profissionais, devem estar envolvidos e qualificados para atuar nas estratégias integradas de enfrentamento às situações de trabalho infantil que permanecem invisíveis no Brasil ainda hoje.

Atualmente, o serviço é referenciado pela coordenadora Daiene Dornelas Santana e está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizado na Praça Doutor José Augusto nº 236 ou através do telefone (32) 3746 2273 ou 3746 2723.

Fonte: Prefeitura Municipal de Espera Feliz
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90