15/01/2021 às 10h48min - Atualizada em 15/01/2021 às 10h48min

149 mil seringas agulhadas são repassadas para a Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu

Preparação para a vacina

Portal Caparaó

O Governo de Minas Gerais começou a entregar seringas agulhadas que servirão para a vacinação contra a covid-19 para a Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu. São 149.250 seringas entregues nessa primeira etapa.


No total, são 7 milhões de seringas em todo o Estado. Mais de 450 câmeras frias, que servirão para armazenamento dos imunizantes, também foram entregues. No total, 617 freezers, com capacidades entre 200 e 400 litros, foram adquiridos. O transporte é feito por meio de caminhões baús dos Correios, com os quais a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) fez contrato de exclusividade.

 

De acordo com o Governo de Minas, a SRS Manhuaçu recebeu 36.500 seringas com agulha 20 x 5,5 e 112.750 seringas com Agulha 25 x 6. Em postagem nas redes sociais, o Diretor da SRS Manhuaçu, Juliano Estanislau, confirmou que "recebemos as seringas e já estamos preparando a logística para receber as primeiras doses. Importante destacar que o processo é coordenado em conformidade com o Plano Nacional de Imunização (PNI)".

 

As outras regionais próximas também foram atendidas. Foram 91.250 seringas para Leopoldina, 121.500 para Ponte Nova, 256.000 para Coronel Fabriciano e 232.500 para Governador Valadares.


Ao todo, o Governo de Minas comprou 50 milhões de seringas. Deste montante, 21 milhões de unidades já chegaram ao estado.  As regionais de saúde do Estado farão a entrega dos insumos para os municípios de sua jurisdição, para que todos estejam preparados para quando a vacina chegar.



Logística
 

A logística para organizar a imunização da população contra o SARS Cov-2 será semelhante à utilizada nas campanhas contra a Influenza: as seringas agulhadas saem do almoxarifado da Secretaria e da Rede Estadual de Frio do estado. A partir destes pontos são transportados a cada uma das regionais de saúde, que contatam os municípios. Eles são responsáveis por providenciar o recolhimento e armazenamento adequado dos materiais.


Todo o trabalho de logística e distribuição dos insumos está sendo feito em parceria pelos Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, além do auxílio das Forças Armadas.


Desde setembro do ano passado, a SES-MG vem executando o Plano de Contingenciamento para Vacinação Contra a Covid-19. O objetivo é que a vacina chegue a todos os mineiros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90