17/12/2020 às 15h15min - Atualizada em 17/12/2020 às 15h15min

Governo anuncia expansão do Samu em Dores do Rio Preto e região

Municípios contemplados

Globo.com

O Governo do Espírito Santo anunciou a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Dores do Rio Preto e demais municípios do Sul do estado do ES.


Nesta quinta-feira (17), o governador Renato Casagrande (PSB) participou da solenidade virtual para a assinatura do contrato do Consórcio CIM Polo Sul de gestão do Samu com a organização social que irá gerenciar, operacionalizar e executar as ações do serviço em 18 cidades do Sul.



Nesta primeira fase, serão contemplados os municípios de Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy e Vargem Alta.



Mais seis municípios da região serão contemplados na segunda fase de implementação na região (Alfredo Chaves, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Rio Novo do Sul e São José do Calçado). Anchieta e Piúma já contam com o serviço do Samu.


Todos nós estamos imbuídos da tarefa de salvar vidas e a implantação do Samu salva vidas, porque é um atendimento mais rápido. Na hora que a pessoa precisa do socorro, o trabalho das equipes do Samu pode salvar muitas vidas. Essa parceria do Governo do Estado vai contemplar inicialmente 18 municípios, mas já tivemos investimentos importantes na região, como a abertura de leitos de UTI para Covid em Guaçuí; do Hospital Aquidabã, em Cachoeiro; criação de novos leitos em Itapemirim; além de obras de ampliação em Jerônimo Monteiro e São José do Calçado. Um trabalho de ampliação da estrutura hospitalar em toda região Sul”, pontuou o governador.

 

O Samu faz parte da Rede de Urgência e Emergência do estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para a realização do atendimento. Sua finalidade é prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.


Atualmente, o Samu atende a 22 municípios do estado, com cobertura de 57,2% da população capixaba.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »