07/12/2020 às 12h42min - Atualizada em 07/12/2020 às 12h42min

Estação pluviométrica em escola de Dores do Rio Preto registra índices de chuva diariamente

Medição da quantidade de chuva

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pedro de Alcântara Galvêas, localizada em Dores do Rio Preto, adquiriu um pluviômetro com intuito de contribuir com as aulas de Geografia e demais disciplinas de contato. O instrumento é usado para medir a quantidade de precipitação diária que ocorre. A quantidade de chuva é medida na unidade matemática de milímetros (mm). O pluviômetro foi instalado em um lugar alto e aberto da escola, amarrado em uma estrutura de bambu, possibilitando, então, armazenar a água da chuva.


A partir do mês de novembro de 2019, diariamente, foi feita a medição da quantidade de chuva pelos estudantes, professores ou algum membro da equipe de funcionários que, principalmente nas férias e durante a quarentena, fizeram as anotações.


O pluviômetro conseguiu registrar elevados índices de pluviosidade nos meses de verão que, inclusive, atingiram parte da escola com a enchente, assim como a região do Caparaó. Temas como urbanização, uso e ocupação dos solos, agricultura e climatologia são discutidos em sala de aula, relacionado-os ao pluviômetro. 


Os dados coletados são registrados na ficha fixada no mural da estação pluviométrica. Ao final do mês é produzido um gráfico revelando o valor total precipitado. Para isso, são trabalhadas noções de Informática e de Matemática, propiciando, assim, o caráter interdisciplinar da atividade. 


A ficha tem o nome de “Dados Pluviométricos” e nela se registra o valor da chuva, assim como o responsável pela medição, que pode ser qualquer pessoa de qualquer turma. Além disso, na ficha tem o nome do local de coleta, altitude e o clima predominante. Os dados são registrados todos os dias, às 7 horas da manhã, com exceção dos fins de semana, nesse caso, o acumulado medido é registrado na segunda-feira seguinte. 


Além disso, no mural da estação pluviométrica, os estudantes divulgam notícias, charges ou desenhos relacionados à dinâmica do tempo e do clima da região e do mundo.


SEDU


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90