30/11/2020 às 17h34min - Atualizada em 30/11/2020 às 17h34min

Curso sobre tecnologia no Manejo de Pragas e Doenças em cafezais em Carangola

Aplicativo Google Earth

O uso do aplicativo Google Earth, no auxílio ao manejo de pragas e doenças foi uma inovação levada aos produtores de Carangola participaram do curso oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES no município.


Os produtores aprenderam que, por meio do próprio smartphone podem usar as imagens de satélites disponibilizadas pelo aplicativo, para monitorar suas propriedades e lavouras de café.  O instrutor Milton Edgar Flores explicou que o georreferenciamento e o uso da tecnologia, que pode ser usada de forma gratuita, permite a identificação da presença de pragas e doenças, e a avaliação da eficiência do controle depois do tratamento adequado.

 

A ferramenta também pode auxiliar os cafeicultores a determinar pontos para fazer a coleta de amostras de solo, no prognóstico da colheita, na observação do índice de maturação, e no planejamento da colheita, pós colheita e manejo.


“Todos os produtores conseguiram usar e entender a metodologia e nós fizemos juntos um diagnóstico da propriedade, especialmente com relação à presença de pragas e doenças. Também tratamos das alternativas mais apropriadas e medidas de controle, como o uso de armadilhas, e agroquímicos”.  - Milton Edgar Flores, instrutor.


“Trabalho a vida inteira com café e esse curso minha visão sobre a atividade. Já estou colocando em prática o que aprendi, e esse conhecimento faz toda a diferença para nós. Esse foi o primeiro curso do SENAR que eu participei e parabenizo a todos pela excelência, e ao Sindicato por nos dar essa oportunidade” - Alberones Silva, participante do curso.


“Para nós é muito gratificante ver que o nosso trabalho junto ao Sistema, transforma e facilita o dia a dia dos produtores rurais.”. -  Fernanda Azevedo, mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola.

Senar MG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »