11/11/2020 às 17h19min - Atualizada em 11/11/2020 às 17h19min

Entrevista com Mariana Gomes – Candidata a Prefeita de Espera Feliz

Eleições 2020

Buscando a imparcialidade e acima de tudo o tratamento isonômico, a equipe do Destaque Diário abriu espaço para que os candidatos respondessem, através de entrevista, perguntas formuladas pela reportagem.Todos os candidatos terão direito ao mesmo espaço e responderão as mesmas perguntas formuladas pela equipe do Destaque Diário, de forma democrática, sem favorecimento a terceiros.



DD: A proposta da nossa entrevista é apresentar os dados para a disputa do cargo de prefeito (a) de Espera Feliz. O eleitor quer conhecer a história do candidato:


MARIANA APARECIDA GOMES DA SILVA CORREIA - PT

Sou Mariana Aparecida Gomes da Silva Correia, nascida em 21/08/1981, filha José Adeir da Silva e Ana Maria Gomes. Sou graduada em pedagogia e atualmente vice-prefeita, onde tive oportunidade de atuar diretamente junto a secretaria de saúde atendendo as demandas da população (2017) e também para resgatar o Festival de Teatro de Rua Stênio Garcia (2019) e realizar a encenação da Paixão de Cristo (2018 e 2019), juntamente com as igrejas do município. Durante minha trajetória, trabalhei no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde fui coordenadora do programa crédito fundiário (2007-2009), tesoureira (2007-2010) e presidente (2010-2016). Fui também coordenadora da pastoral da Juventude (2002 -2005) e candidata a vereadora pela pastoral da juventude (2004). Assim, adquiri experiência nas áreas agricultura familiar, crédito fundiário, habitação rural, trabalho em equipe, gestão de pessoas e gestão pública. Mas, me orgulho de dizer que fui meeira e trabalhadora rural, que moro de aluguel, tenho dois filhos que estudam em escola pública municipal, minha família e eu dependem do SUS e do hospital de Espera Feliz para atender as nossas demandas de saúde, minha família e eu dependemos das estradas da zona rural para circular e para escoar a produção da minha pequena propriedade rural. Esta é a Mariana, que vivencia e conhece bem a realidade da maioria da população do nosso município e está preparada para governá-lo.



 

DD: Caso seja eleito (a), qual será a prioridade na formação de sua equipe de secretários?

 

Será a qualificação profissional, experiência e visão estratégica para a área de atuação. Quero montar uma equipe que seja capacitada para desenvolver projetos, melhorar infraestruturas e atender as demandas que cada área exige, mas também, que tenha sensibilidade para desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas, que serão minha prioridade de governo.


 

DD: Quais são as suas propostas de governo?


Para elaboração das nossas propostas de governo, conversamos com muitas pessoas e elaboramos uma proposta detalhada para atuação nas diferentes áreas do município, que está disponível em minhas redes sociais. Mas, aqui irei destacar algumas:

 

I. Ampliação e melhoraria dos serviços de saúde, através do(a):

· Fortalecimento da parceria com o hospital para aumentar a oferta de serviços como cirurgias e partos.

· Retorno de especialidades médicas, ampliação do número de exames e serviços de odontologia na Policlínica.

· Ampliação da lista de medicamentos fornecidos na farmácia básica do SUS.

II. Promoção de uma educação de qualidade e busca de alternativas para superar as dificuldades provocada pela pandemia da COVID-19 e ainda:

· Implantação de “Jogo de Xadrez (regras e práticas) e “Música na Escola” em toda rede municipal.

· Valorização e atualização do plano de cargos, carreira e remuneração dos profissionais da educação municipal.

· Implantar o programa “Férias na Creche” - atendimento das crianças no recesso de fim de ano.

III. Incentivo da produção agrícola no município, por meio de:

· Programas de qualificação profissional para os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar.

· Apoio a infraestrutura rural com máquinas e realização de análise de solo para o produtor

· Fortalecimento da agroecologia no município, criando o vale-feira para os funcionários municipais e ampliando a feira livre.

IV. Melhoria de infraestruturas, realizando:

· Manutenção e ensaibramento de estradas rurais.

· Ampliação da iluminação pública municipal, nos bairros, ruas e povoados rurais ainda não atendidos.

· Pavimentação/calçamento e rede de esgoto de ruas e núcleos urbanos ainda não atendidos.

V. Desenvolvimento do turismo, da cultura do esporte e lazer, através da:

· Criação de um centro de informações turísticas e de roteiros de ecoturismo e turismo rural no município.

· Criação da Casa do Artesão e de um espaço cultural para a juventude, através da reimplantação da “Casa da Cultura”.

· Reformas das quadras esportivas do município.

· Viabilização de ações para estimular a prática de diferentes esportes para as crianças e adolescentes rurais e urbanos.

Vejam a proposta completa em minhas redes sociais!


 

DD: Espera Feliz ainda vive as consequências da enchente de janeiro, onde muitas famílias perderam suas casas, móveis, trabalho, etc. Logo após veio a pandemia que terá reflexos em todos os setores, principalmente no que diz respeito à geração de empregos e desenvolvimento econômico, como o senhor (a) pretende lidar com essa situação?

 

Dar continuidade as ações de assistência social direta para aquelas famílias que ainda se encontram em situações de vulnerabilidade. Estimular o desenvolvimento do ecoturismo, turismo rural e produção agrícola, especialmente no ramo dos cafés especiais para movimentar a economia do município, gerar emprego, renda e melhorar infraestruturas e preservar o meio ambiente.

Acredito que o turismo pode gerar atividades indiretas que atingem os mais diversos setores da economia, como a indústria, o comércio, a prestação de serviços e até a agricultura, contribuindo para a geração de novos empregos e renda. E com isso criamos um efeito positivo para todos os setores. Por exemplo, se a cidade está cheia, os artesãos vendem mais, o comércio vende mais, abre mais vagas de emprego, estimula a abertura de novas empresas, os agricultores precisam produzir mais para atender as demandas dos restaurantes, hotéis, feiras... Assim conseguiremos fazer o capital financeiro girar e estimular a economia do município.



 

DD: Se fosse prefeito, o que teria feito diferente no enfrentamento a Covid-19?
 

Esta foi e ainda não está sendo uma tarefa fácil! Acredito que o que faria diferente, seria intensificar o monitoramento de pessoas contaminadas ou que tiveram contato com o vírus e promoveria campanhas para incentivar os protocolos de proteção. Principalmente, neste momento que a população está perdendo o medo da doença, ganhando confiança para circular pela cidade, participar de festividades e outras reuniões e se descuidando das medidas de segurança. E isso, pode contribuir para gerar uma nova onda de contaminação.



 

DD: No pós-pandemia, se houver alguma capacidade de investimento, onde o senhor (a) concentraria os recursos da cidade nos próximos anos e por quê? O que seria prioridade?
 

Além do setor turístico e agricultura para gerar emprego e renda como falei anteriormente, pretendo concentrar esforços para melhorar a área da saúde, especialmente o Hospital de Espera Feliz, a fim de aprimorar e ampliar os serviços oferecidos. Também para a educação, onde precisaremos desenvolver ações para superar as dificuldades provocadas pelos afastamentos dos estudantes da escola durante este ano, em função da pandemia e, assim que possível, rever a situação do plano de carreira e salários dos funcionários da área que está muito defasado em relação a outros municípios da região.



 

DD: Deixe sua mensagem para os Esperafelicenses.


Quero deixar uma mensagem de otimismo para os Esperafelicenses não percam a esperança de ter uma melhor qualidade de vida em nosso município. Então, peço um voto de confiança para que eu possa ter a oportunidade de fazer de Espera Feliz, um lugar de gente feliz, não só um lugar em que se “espera para ser feliz”. Sou uma cidadã comum que vivencio as mesmas dificuldades que a maioria da população e por isso, me sinto preparada para esta missão.

E também quero pedir a todos que no próximo domingo, exerçam seu direito de votar e escolher os seus representantes, mas não se esqueçam de cuidar da sua saúde e da sua família, usem máscaras, mantenham o distanciamento nas filas, utilizem álcool em gel, levem suas canetas e façam o possível, para diminuir as possibilidades de contaminação pelo coronavírus. Nossa saúde e bem estar são mais importante do que tudo, neste momento!



 

Nota do Destaque Diário
 
Este é um espaço democrático, que visa apenas apresentar à população as propostas de cada um e, portanto, está aberto à participação de todos os candidatos da cidade. Para participar, basta entrar em contato com o Destaque Diário:
 
E-mail:
destaquediarioef@hotmail.com  
 
whatsapp: 32 98455-1173
 
 Instagram ou Facebook: @destaquediario
 
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »