29/10/2020 às 14h36min - Atualizada em 29/10/2020 às 14h36min

Melhores cafés do Brasil serão servidos em cafeterias pelo País

Região do Caparaó na disputa

Nas últimas edições, cafés da Forquilha do Rio (2018) e Alto Caparaó (2019) levaram o prêmio de melhor café do Brasil.

O Prêmio Coffee of The Year, criado em 2012, tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando a produção, desenvolvimento e divulgação de novas origens de café. Assim como todo ano, os cafés da região do Caparaó seguem como favoritos para ganhar o prêmio. 

 

O concurso recebeu 406 amostras enviadas por produtores de todo o Brasil nas categorias: arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora. Estas serão analisadas, às cegas, por provadores de café, situados em dez núcleos pelo País, com a coordenação do Professor Leandro Paiva, do IFSULDEMINAS, campus Machado. Após essa avaliação serão classificadas 21 melhores amostras (10 de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora).


Em 2020, diante do cenário mundial, e com o evento 100% digital, a organização criou a oportunidade dos consumidores e especialistas participarem por meio de HUBS, pontos de encontros espalhados pelo Brasil, de degustações orientadas desses cafés finalistas do Coffee of The Year 2020 em cafeterias, em sete regiões do País. As amostras estarão codificadas e o público poderá votar através de um QR Code e seguindo todas as normas de segurança dos estabelecimentos. O peso das notas do público entra na somatória das impressões dos especialistas.


O resultado final dos vencedores só será anunciado dia 20/11, às 19h, durante a cerimônia on-line na SIC Digital. Saiba onde encontrar os HUBs do Coffee of The Year 2020:


SÃO PAULO

– Coffee Lab – @coffeelab_br

– Um Coffee CO. – @umcoffeeco


BELO HORIZONTE

– Oficina do Espresso – @oficinadoespresso


RIO DE JANEIRO

– Coffee Five – @coffeefiverj


CURITIBA

– Lucca Cafés Especiais – @luccacafesespeciais


RECIFE

– Kaffee Café – @kaffe.tt


BRASÍLIA

– Café Clandestino – @cafeclandestino


CAPARAÓ

– A Cafeteria – @acafeterianositio


Fique atento as nossas mídias e a dos HUBS, pois cada um irá divulgar dia e horário em que os cafés serão preparados no mês de novembro! Para mais informações, clique aqui.


Campeões de 2019

No ano passado os grandes vencedores do prêmio foram Wilians Valério, do Sítio Recanto dos Tucanos, em Alto Caparaó (MG), região do Caparaó, na categoria arábica, e o bicampeão Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, de Muqui (ES), região Sul do Espírito Santo, na categoria canéfora.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »