29/10/2020 às 12h40min - Atualizada em 29/10/2020 às 12h40min

Entrevista com Erick Amaral – Candidato a vereador de Espera Feliz

Eleições 2020

DD: A proposta da nossa entrevista é apresentar os dados para a disputa do cargo de vereador de Espera Feliz. O eleitor quer conhecer a história do candidato:


ERICK DO AMARAL E SOUZA - PDT


Sou filho do ex-professor e ex-delegado Oscar Amaral (in memorian) e da professora aposentada Leir Candido de Souza. Casado com a atual diretora da Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza e ex-Secretária Municipal de Educação, Adriana Müller. Temos dois filhos: Caio, com 22 anos, estudante de Direito na Universiade Federal de Juiz de Fora e André, com 12 anos, estudante do Colégio Portal do Saber. Sou cirurgião dentista por formação profissional, com duas pós-graduações. Atualmente exercendo meu primeiro mandato como vereador, tendo sido eleito com 715 votos nas eleições de 2016. Tenho um consultório odontológico na cidade onde exerço a profissão há 20 anos. Já atuei profissionalmente no serviço público por mais de 13 anos. “Nascido e criado” em Espera Feliz, só me ausentei do município no período dos meus estudos. Carrego comigo o orgulho de ser neto do ex-prefeito municipal Américo Candido de Souza (o senhor Amerquinho da farmácia), responsável por trazer a energia elétrica para a nossa cidade.

 

DD: O que o levou a querer ser vereador pela cidade de Espera Feliz? Qual a motivação?



Sou candidato a reeleição. Consegui demonstrar que é possível sim, fazer política honesta, transparente e com planejamento para colher resultados. E, com a experiência adquirida nos últimos 4 anos, me sinto muito mais preparado e capaz para contribuir com a nossa cidade. Porém, o que realmente me motivou, foram basicamente duas coisas. A primeira é continuar combatendo duramente toda e qualquer possibilidade de corrupção no setor público do município. E, a segunda é, retribuir para Espera Feliz pelo menos uma parte do que esta cidade fez por mim e por minha família. Acredito que, ainda tenho muito para colaborar com o município. Sempre gostei de participar da vida pública. Acho que todo cidadão consciente tem a obrigação de contribuir de alguma forma com a sociedade onde vive. E, encontrei na vereança uma grande oportunidade para isso.

 


DD: Você é consciente da responsabilidade de um vereador? Se eleito for, como será sua atuação no legislativo local?

 


Bem, como disse anteriormente, estou no meu primeiro mandato como vereador. Hoje, mais do que nunca, sei do tamanho da responsabilidade e da importância que é ocupar um cargo na Câmara Municipal. Infelizmente, pela omissão, desonestidade e falta de capacidade de muitos, o cargo de vereador perdeu o respeito que deveria ter. O vereador é o principal representante da população na luta pelos direitos e conquistas do povo. É ele quem deve atuar para que o dinheiro dos nossos impostos sejam aplicados de acordo com as reais necessidades das pessoas que dependem dos serviços públicos. Ele deve fiscalizar as ações do poder Executivo e garantir a aplicação das leis. Deve criar e participar de projetos que busquem sempre a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Atuar nas Comissões de forma a dar voz e vez aos cidadãos na elaboração das leis. E, acima de tudo, defender a Lei Orgânica Municipal, a Constituição Estadual e a Constituição Federal obedecendo o Regimento Interno da Câmara Municipal.


Caso eleito, minha atuação será pautada na fiscalização das ações do Executivo, pois acredito que o próximo prefeito tem por obrigação conduzir o governo municipal com muita responsabilidade. Ele deverá gerir o município priorizando as reais necessidades da população, evitando gastos que não sejam prioritários. Vou continuar garantindo o direito da população ao debate na elaboração do orçamento, como fiz nos últimos anos. Aliás, a inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Orçamento Participativo foi um pedido de minha autoria, fato que não ocorria no município há quase vinte anos.


Outro foco prioritário da minha atuação será sempre a de lutar para dar total transparência nos atos do Poder Legislativo. Deixar bem claro como estão sendo realizados os gastos públicos e como está sendo a nossa atuação.

 


DD: Quais são suas principais propostas e projetos para a cidade de Espera Feliz?


 

As principais necessidades do nosso município, atualmente, demandam gastos e nesse caso o vereador não pode criar projetos para tanto. Citaria como exemplo a conclusão do anel rodoviário, a mudança de local do parque de exposições, o calçamento de ruas, finalização das obras inacabadas, projetos que valorizem a cultura e o turismo local, entre outras. Porém, ele deve atuar de forma a contribuir para que essas ações sejam realizadas, através do bom relacionamento com o prefeito, para que este atenda às suas solicitações, a participação direta na elaboração do Orçamento, a busca por emendas parlamentares destinando verbas para o município entre outras. Mas, acima de tudo, o vereador deve elaborar propostas segundo a necessidade da população. O povo deve ser ouvido. Quando tivemos a ideia de criar a TV Câmara foi com esse intuito de permitir que a população tivesse mais acesso ao debate dos vereadores e pudessem comprovar se eles estavam em sintonia com o que o povo do município estava necessitando.

 


DD: Muita gente acha que os líderes comunitários e candidatos só gostam de aparecer nas eleições. O que você teria a falar para estes eleitores?

 

Infelizmente isso é o que acontece com a maioria. Porém, não podemos esquecer que há também pessoas sérias e que, independentemente da época, sempre estiveram atuando de forma direta e indireta. Tivemos a oportunidade de ver no período pós enchente aqui em Espera Feliz, um monte de gente se utilizando daquele momento de dor e sofrimento das pessoas para se projetar e, hoje são candidatos a vereador. A pergunta que eu faço é a seguinte: será que essas pessoas fariam o mesmo se não tivessem essa pretensão eleitoral? É uma reflexão a ser feita. Por outro lado, não podemos esquecer que o período de campanha eleitoral é muito bem definido pela justiça. Teve muita gente que andou divulgando nome com a prerrogativa de ser pré-candidato e, na minha opinião, não respeitou o eleitor, que já está cansado de tanta propaganda. Outrossim, cabe ressaltar, que a atuação de um vereador é bem divergente do que essa de só querer aparecer. Nós mesmos, nessa atual legislatura, fomos os vereadores que mais vezes nos reunimos na história do município. Tivemos reuniões até aos sábados. Nos dias após a enchente, estivemos reunidos várias vezes para aprovar projetos da prefeitura que demandavam urgência e isso nunca foi falado, pois não achávamos justo usar aquele momento como projeção.

 


DD: Qual sua avaliação com relação ao Legislativo municipal (Câmara de Vereadores) neste último pleito?



Bom, por ser um dos atuais vereadores, as pessoas podem me achar suspeito para dar qualquer tipo de opinião a respeito. É claro que não foram todos que atuaram da mesma forma e intensidade, mas essa legislatura foi a que realizou uma verdadeira transformação na forma de atuar da Câmara. Fomos os vereadores que mais conseguiram emendas parlamentares na história do município. Somos recordistas em devolução de dinheiro para os cofres da prefeitura. A criação da TV Câmara deu total transparência dos atos do Legislativo. Fomos destaque no Estado de Minas no segundo ano de atuação. Um servidor da Câmara foi convidado a apresentar em Brasília um trabalho desenvolvido no primeiro ano do mandato. Todos os projetos do Poder Executivo aprovados dentro do prazo. Alteramos por duas vezes a Lei de utilização de diárias, tornando mais rígida e objetiva a sua utilização. Pela primeira vez em 20 anos foi incluída a participação da população na elaboração do orçamento graças a uma emenda de minha autoria. Lutamos como nunca aconteceu para ajudar o Hospital. Graças ao planejamento da gestão da Câmara e as devoluções de dinheiro ao Executivo, muitos recursos fundamentais foram garantidos. E, além das leis e projetos criados, uma fiscalização atuante e constante por parte de alguns vereadores. Sem falar que nenhum aumento de subsídio foi aprovado nessa gestão. Em suma, acho que a maioria dos vereadores realizou um belo trabalho.

 


DD: Espera Feliz ainda vive as consequências da enchente de janeiro, onde muitas famílias perderam suas casas, móveis, trabalho, etc.. Logo após veio a pandemia que terá reflexos em todos os setores, principalmente no que diz respeito à geração de empregos e desenvolvimento econômico. Na sua opinião, o que poderia ser feito para amenizar essa situação?

 


Como já disse em outro momento, cabe ao Poder Executivo e ao Legislativo, serem extremamente responsáveis com o dinheiro público, utilizando os recursos de forma mais séria possível. E, não menos importante, fortalecer o setor da economia onde há mais geração de emprego e renda. Fortalecer os produtores de café, que reergueram nossa cidade na pandemia, auxiliar o comércio local através de ações bem objetivas e que permitam a manutenção dos empregos, oferecer serviço público de qualidade para que as pessoas não precisem gastar na iniciativa privada, fomentar o turismo, realizar um reforma fiscal, principalmente na arrecadação de impostos, entre outras ações que podemos abordar em outro momento.

 


Pergunta do eleitor: O Parque Nacional do Caparaó recebe grande fluxo de turistas o ano todo, como destacar a cidade de Espera Feliz para atrair esses turistas para cá?

 


Oferecendo a melhor estrutura possível. Cidade limpa e bem cuidada; uma rede hoteleira forte; bons restaurantes; criação de um Centro de atendimento ao turista com venda de produtos da região; estímulo aos produtores locais como café, cerveja, doces, etc...realização de eventos direcionados ao turista; criação de rotas turísticas; ciclo turismo, que é uma tendência mundial, entre tantas ações que demandam a criação de uma Secretaria de Turismo forte, setor que a atual gestão negligenciou nesses últimos anos.




Nota do Destaque Diário
 
Este é um espaço democrático, que visa apenas apresentar à população as propostas de cada um e, portanto, está aberto à participação de todos os candidatos da cidade. Para participar, basta entrar em contato com o Destaque Diário:
 
E-mail:
destaquediarioef@hotmail.com  
 
whatsapp: 32 98455-1173
 
 Instagram ou Facebook: @destaquediario

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »