28/08/2020 às 15h37min - Atualizada em 28/08/2020 às 15h37min

Prêmio de melhor café do ano abre inscrições e estreia duas novas categorias

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Coffee of The Year Brasil 2020 (COY), concurso que tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, com incentivo ao desenvolvimento e ao aprimoramento da produção nacional e à divulgação de novas origens do café.

 

O COY 2020 faz parte da programação da Semana Internacional do Café (SIC) e a premiação é realizada no último dia do evento, que, para este ano, traz algumas novidades.


A primeira das novidades são duas novas categorias, que receberão Menção Honrosa, para cafés que passaram por Fermentação Induzida Arábica e Fermentação Induzida Canéfora. A fermentação induzida é uma tendência de controlar o processo de pós-colheita do café com o uso de diversas técnicas e que, nesta safra, foi acentuada por produtores da maioria das regiões.


“Tivemos um ano de boas condições climáticas e boa safra; ano de ciclo alto e de grãos com muita qualidade. O resultado disso, certamente, se fará presente nas amostras inscritas no COY 2020. O concurso tem sido um espelho da evolução da produção cafeeira no Brasil e das tendências do mercado, como o destaque conquistado pelos fermentados nos últimos anos. O COY, assim como a própria Semana Internacional do Café, firmou-se como importante vitrine do que tem sido alcançado de melhor na cafeicultura nacional”, analisa Breno Mesquita – vice-presidente do Sistema FAEMG e presidente das Comissões Estadual e Nacional do Café


A segunda novidade é que, como a SIC será 100% digital, por conta do cenário atual, a premiação acontecerá no último dia da SIC (20/11), ao vivo e on-line em plataforma exclusiva.


“Este ano consideramos de extrema importância dar oportunidade para os cafés fermentados, pois estamos acompanhando o trabalho dos produtores e produtoras no pós-colheita com grande atenção a esse tipo de processamento controlado. Acredito que essa iniciativa seja pioneira, assim como fizemos com a categoria canéfora, em 2016, e que vai incentivar muitos cafeicultores a participar”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das realizadoras da SIC.


A terceira novidade é que, após avaliação dos provadores certificados: Q-Graders e R-Graders, a última prova será de consumidores em cafeterias convidadas pela SIC. Serão selecionados para a final 10 cafés arábicas; 10 canéforas; 3 fermentações arábica e 3 fermentações canéfora. O público poderá degustar esses cafés e dar o seu voto.


“O Coffee of The Year vem ganhando uma surpreendente dimensão como instrumento de avaliação e de promoção dos cafés brasileiros. Neste ano, atento às novidades do setor, abre também a possibilidade de participação aos fermentados, como uma nova e potencial categoria”, analisa Niwton Castro Moraes, assessor especial da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Seapa) do Governo de Minas.



PROVAS SERÃO ADAPTADAS AO NOVO PROTOCOLO


Produtores de café arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora, devem primeiramente se inscrever no sistema Sympla e pagar uma taxa de inscrição de R$ 150.

Na sequência será necessário preencher uma ficha da amostra on-line, que será recebida através do e-mail, imprimi-la e anexá-la à amostra de 5 kg de café. O prazo máximo para envio das amostras é 09/10/2020.


Neste ano a coordenação das provas será realizada novamente pelo IFSULDEMINAS, com a gestão do Professor Leandro Paiva dos núcleos de provas em todo o Brasil, que receberão as amostras codificadas e torradas. A mudança ocorre por conta da pandemia e os protocolos de distanciamento. A empresa Cropster – ferramenta de gestão de provas, de torrefações e de cafeterias – é apoiadora do Coffee of The Year Brasil pelo segundo ano.



OS CAFÉS E OS PROCESSAMENTOS


Serão aceitos cafés que no pós-colheita são levados aos processos:

via seca (fruto seco com todas as suas partes constituintes, resultando nos cafés em coco/café natural);

via úmida (cafés secos após a retirada da casca do fruto, podendo ainda, haver ou não, a retirada da mucilagem por fermentação natural ou com uso de desmuciladores mecânicos);

fermentações induzidas ou controladas, onde os frutos – na sua forma natural ou descascados ou desmucilados ou despolpados – são induzidos de forma deliberada no intuito de promover fermentações (igual ou superiores a 10 horas contínuas ou intermitentes) aeróbicas ou anaeróbicas, com ou sem adição de componentes exógenos.


Para mais informações acesse:

https://semanainternacionaldocafe.com.br/br/coffee-of-the-year-2020/



OS CAMPEÕES DE 2019


No ano passado os grandes vencedores do prêmio foram Wilians Valério, do Sítio Recanto dos Tucanos, em Alto Caparaó (MG), região do Caparaó, na categoria arábica, e o bicampeão Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, de Muqui (ES), região Sul do Espírito Santo, na categoria canéfora.


Para Wilians Valerio Junior o prêmio “foi muito importante, pois conseguimos mostrar o nosso trabalho e chamou muito a atenção das pessoas para o sistema agroflorestal. Estamos muito felizes e conseguimos dar uma alavancada grande na nossa propriedade, plantar muito mais árvores e mostrar ao mundo que no sistema agroflorestal você consegue ter qualidade e produtividade”.


Em 2019, três mil pessoas provaram e votaram para indicar os melhores cafés. A premiação recebeu o recorde de 500 amostras de cafés, de 21 regiões brasileiras.


Segundo o bicampeão Luiz Claudio de Souza: “A SIC é uma grande vitrine para que o café seja mostrado para o mundo. Levar o nosso café para essa vitrine é uma grande honra, ter o café premiado por dois anos consecutivos no Coffee of The Year 2018 e 2019 transformou, e muito, a minha vida, pois além de ficar conhecido e solicitado tanto pela imprensa quanto por toda cadeia do café, aumentou minha responsabilidade, pois tenho que me dedicar ainda mais para conseguir melhores resultados a cada ano. Nos tornamos referência, a mudança foi grande, estamos muitos felizes e contentes com tudo que está acontecendo e gratos a SIC por tudo”, diz.



SOBRE O COFFEE OF THE YEAR BRASIL


Criado em 2012, o Prêmio COFFEE OF THE YEAR BRASIL tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.


O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café.


Destas amostras classificadas, total de 200 este ano, as 21 melhores vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora). A revelação e a premiação do café mais pontuado e votado pelo público acontece no último dia do evento (20/11) na SIC Digital, que este ano se adaptou ao novo cenário mundial. O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil.



SOBRE A SIC


A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).


Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.


SERVIÇO


Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital

De 18 a 20 de novembro

#conectadospelocafé

Redes sociais

Facebook e Twitter: @semanadocafe

Instagram: @semanainternacionaldocafe

Acesse: www.semanainternacionaldocafe.com.br

 

Fonte: Editora Café

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90