10/08/2020 às 15h31min - Atualizada em 10/08/2020 às 15h31min

Carangola avança para receber pelotão do Corpo de Bombeiros Militar

Documentação entregue

Na última quinta-feira (06), o Prefeito Paulo Pettersen foi recebido em audiência pelo Comandante do 3º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, e pelo Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel Emerson Ramalho dos Santos, em Juiz de Fora.


O objetivo da audiência foi entregar nas mãos do Coronel Ângelo a manifestação de interesse do Município de Carangola em receber uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar. O Pelotão de Bombeiros de Carangola atenderia 13 municípios da microrregião, beneficiando toda a população desta região fronteiriça do Estado.


Também participaram da reunião o Secretário Municipal de Governo, Helder Ladeira, o Sargento do Corpo de Bombeiros de Muriaé, Sargento J. Marcelo, e o Subtenente da PM e Coordenador Regional da Defesa Civil, Jerônimo Damião dos Santos. As duas autoridades militares atuaram na linha de frente por ocasião da enchente de janeiro deste ano e, durante a audiência com o Coronel Ângelo, relataram todo o drama que a população carangolense enfrentou durante a última cheia do Rio Carangola.


“A região do Município de Carangola é de grande vulnerabilidade, possuindo diversas áreas de risco, conforme apontado pelo estudo da Defesa Civil de Carangola. Além de bairros sujeitos a inundações do Rio Carangola, temos partes da cidade sujeitas a deslizamento de terra e deslocamento de massa, como ocorreu no Bairro Panorama e mais recentemente no Loteamento Petrópolis, no Bairro Caixa D’Água.” Relatou o Sargento J. Marcelo.


O Prefeito Paulo Pettersen destacou a importância de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Carangola para auxiliar na prevenção de sinistros e aumentar a segurança da população, não somente de Carangola, mas dos municípios vizinhos, que passarão a ter uma resposta mais rápida em situações de emergência.


“Estivemos pessoalmente entregando a documentação como um símbolo do real interesse e necessidade do Município de Carangola em sediar um pelotão regional do Corpo de Bombeiros. Levamos ao Coronel Ângelo todas as garantias e condições necessárias por parte do Município para que a instalação da unidade aconteça o mais breve possível, não somente pela importância desta renomada instituição e serviços prestados em prol da segurança pública, mas também por sua atuação que por si só incentiva futuros empreendimentos no município e microrregião. O enfrentamento da enchente desse ano revelou nossa extrema necessidade de estarmos mais preparados estruturalmente, pois Carangola vem crescendo, a expansão urbana é vista através dos novos bairros e edificações; sediamos agências, escritórios e unidades regionais de órgãos governamentais, por sermos um município-polo nas áreas de saúde e educação. Por isso, acreditamos que o nosso Pelotão de Corpo de Bombeiros contribuirá de forma decisiva para o desenvolvimento futuro e recuperação do prestígio político de Carangola no Estado de Minas Gerais.” Finalizou o Prefeito Paulo Pettersen.


O Deputado Federal Euclydes Pettersen assegurou seu apoio a esta solicitação do Município de Carangola, e encaminhará as tratativas junto às autoridades políticas estaduais através de seu Gabinete Parlamentar.


O Coronel Ângelo demonstrou satisfação e entusiasmo com a solicitação, e explicou que a documentação entregue seguirá para análise e agendamento da visita ao Município de Carangola já nas próximas semanas. Durante a inspeção, será verificado o local para instalação da sede provisória do Pelotão e um terreno para a futura instalação da sede definitiva, que seguirá o projeto de planta-base oferecido pelo próprio Corpo de Bombeiros, funcionando em conjunto com a Defesa Civil e o SAMU, reduzindo o tempo de resposta nos atendimentos e contribuindo para desafogar as unidades de Corpo de Bombeiros de Muriaé e de Manhuaçu.

 

Com informações - Prefeitura de Carangola


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »