20/07/2020 às 07h08min - Atualizada em 20/07/2020 às 07h08min

Comitê decide pela abertura gradual do comércio em Manhuaçu

Comércio volta dia 22/07

Em reunião virtual realizada no último sábado, dia 18/07, o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Manhuaçu decidiu pela abertura gradual do comercio em Manhuaçu, a partir do dia 22/07.


Manhuaçu é o maior centro econômico da região, com cerca de 90 mil habitantes, o município conta com cerca de 20 mil vagas de emprego nas quatro mil empresas registradas na cidade. Isso equivale ao mesmo número de todos os municípios da região juntos.


Os dados reafirmam a condição de polo regional e a importância de Manhuaçu na economia regional.


 

Mesmo com o comércio fechado, o que se verifica é um grande volume de pessoas nas ruas. O Comitê decidiu tomar novas medidas de abertura gradual do comércio tomando medidas  de distanciamento e higiene mais rigorosas nos estabelecimentos.

A proposta é fazer a abertura gradual e contar com o apoio do comércio para fazer cumprir as regras de higienização e distanciamento com base no protocolo do Minas Consciente. Haverá fiscalização rigorosa dos estabelecimentos.


Abertura Gradual


A partir da publicação do novo decreto, o comércio será aberto por 14 dias e durante esse período será feita uma análise da situação. Havendo uma estabilização dos casos, poderá ser mantido e até ampliada a abertura. Caso haja um agravamento da contaminação, novas medidas restritivas podem ser adotadas.


Uma proposta do comitê é estabelecer um termo de conduta do comerciante em que se comprometeria a cumprir as regras. No caso do descumprimento, a empresa será interditada.


Alguns setores ainda continuarão proibidos de funcionar, dentro das regras que serão divulgadas no início da semana e seguindo as orientações para evitar disseminação do coronavírus.


Uma reunião será realizada na segunda com representantes do comércio de Manhuaçu para acertar os detalhes da reabertura. A partir daí, deverá ser publicado o novo decreto para entrar em vigor no dia 22/07.

Portal Caparaó


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90