17/07/2020 às 14h47min - Atualizada em 17/07/2020 às 14h47min

Guaçuí suspende barreiras sanitárias e muda estratégia de combate ao Coronavírus

Combate ao Coronavírus

90,5FM

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí resolveu mudar a estratégia de combate ao novo Coronavírus. Com isso, suspendeu as barreiras sanitárias nas entradas da cidade e partiu para uma ação dentro da zona urbana. De acordo com a Semus, alteração se deu porque, há algum tempo, o vírus já se encontra no meio da população, com o contágio doméstico (quando não é preciso mais vir de fora para isso acontecer). Diante disso, uma equipe está realizando ação educativa e de prevenção com os comerciantes da cidade e seus clientes.


As visitas estão sendo feitas por profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) e das Academias da Saúde, com o único objetivo de passar informações e tirar dúvidas sobre a prevenção da Covid-19 e para aferição da temperatura de funcionários e proprietários dos estabelecimentos.


“Essa ação visa informar e orientar quanto às medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde sobre o combate ao Coronavírus e passar informações sobre a preservação da saúde dos funcionários e empregadores, além da população em geral”, explica a coordenadora do Nasf-AB, Bianca Vieira Mendonça.


Ou seja, conforme a coordenadora, não há qualquer objetivo de fiscalizar os estabelecimentos quanto ao uso de equipamentos de proteção e higienização, mas sim de conscientizar sobre a importância dessas atitudes. “Então, é importante que as pessoas entendam que é uma ação educativa, de conscientização, não se trata de uma fiscalização”, completa.


Bianca esclarece que, na abordagem feita pela equipe, é dada orientação quanto ao distanciamento, quais equipamentos de proteção que devem ser usados diariamente e sobre a higienização do ambiente. “Também informamos sobre quais são as medidas a serem tomadas, a partir do primeiro sintoma gripal ou de outro sintoma que possa estar relacionado ao Coronavírus (Covid-19)”, relata a coordenadora.


A equipe também está fazendo a aferição da temperatura corporal de funcionários e empregadores. Caso seja identificado alguém com febre, este é encaminhado ao serviço de saúde para a tomada de providências. “Então, é uma ação que visa a segurança da saúde da população e pedimos aos comerciantes que atendam as equipes de modo a terem acesso a todos que trabalham nos estabelecimentos, porque nosso único objetivo é a preservação da saúde de todos”, conclui.

90,5FM


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90