02/07/2020 às 15h46min - Atualizada em 02/07/2020 às 15h46min

ES inicia trabalho de Cadastro Ambiental Rural

Imóveis inscritos

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) deu início às atividades do contrato com a empresa terceirizada, que realizará o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades e posses rurais de até quatro módulos fiscais no Estado. Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a estimativa é de que cerca de 59 mil imóveis sejam cadastrados até o final do contrato, que terá vigência até novembro de 2021.


"A empresa realizará o cadastro gratuitamente para todas as propriedades de até quatro módulos fiscais, que representam 90% dos imóveis do Estado", explicou Louzada.

 

A empresa Hominus foi contratada no âmbito do projeto CAR – ES, que tem como objetivo geral apoiar a implementação do CAR no Espírito Santo com recursos do “Fundo Amazônia”, por meio de colaboração financeira junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 


Segundo o subgerente de Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, a empresa fará o cadastro atendendo proprietários e posseiros em todas as regiões do estado no decorrer do período do contrato. “O atendimento será realizado em postos fixos nas sedes dos municípios e em mutirões nas zonas rurais, bem como em visita às propriedades que ainda não se cadastraram.”, afirmou Zanzarini.

 

CAR


O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório, que serve como base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e o combate ao desmatamento. O cadastro integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, da Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas.

O módulo fiscal é a unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para cada município.



Como conseguir o CAR
 

Considerando o período de pandemia, será dada prioridade ao atendimento prévio por telefone e e-mail. Confira abaixo o canal de atendimento da região do Caparaó Capixaba:


Regional Cachoeiro de Itapemirim:


Municípios atendidos: Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Castelo, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Ibatiba, Irupi, Iúna, Ibitirama, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro, Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado.

Contato: lote4car.es@gmail.com / (27)9 9747-6148

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »