18/06/2020 às 13h17min - Atualizada em 18/06/2020 às 13h17min

FMF faz proposta e quer retorno do Campeonato Mineiro

Dia 26 de julho

Estado de Minas
A Federação Mineira de Futebol acredita que o Estadual possa retornar em 26 de julho. Em reunião ontem, na Cidade Administrativa, o presidente da FMF, Adriano Aro, disse que encaminhou ao Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (Coes-MG) uma proposta de retomada do Campeonato Mineiro, que será avaliada e respondida nos próximos dias. Presentes ao encontro, membros da Secretaria de Saúde de Minas veem de forma positiva a volta do futebol no estado, assim como os integrantes dos clubes da capital.
 

“Hoje, eu tive uma reunião com o secretário de Saúde do Estado, na qual a Federação apresentou uma proposta de retomada do Mineiro. A reunião foi muito boa, o secretário se demonstrou extremamente aberto e favorável ao retorno do futebol. A única questão foi que essa proposta da Federação deverá ser submetida agora ao Coes, que é o órgão que está à frente do combate à pandemia em Minas Gerais. Havia um membro do Coes participando da reunião e ficou definido que ele levará a proposta para a análise dos técnicos e todos os envolvidos. Posteriormente, eles darão retorno para a Federação em relação àquilo que foi apresentado e eventuais alterações que tenham que ser feitas. Se tudo isso for seguido e cumprido, nós estamos otimistas que possamos ter a marcação de jogos oficiais já a partir de 26 de julho deste ano”, disse Adriano Aro.
 

A proposta da FMF é terminar o Campeonato Mineiro até 16 de agosto. Para isso, a entidade quer fazer as rodadas finais do Estadual em uma única cidade-sede. Os jogos serão sem público. Todos os envolvidos nas partidas – atletas, árbitros, responsáveis pela transmissão da TV e gandulas, entre outros – serão testados para o novo coronavírus.
 

“O regulamento da competição permanece inalterado. A ideia da Federação é terminar o campeonato em três semanas. Teremos na primeira semana a 10ª e a 11ª rodadas. Depois disso, na segunda semana, teremos as semifinais. E, na terceira semana, as finais. Paralelamente às semifinais, teremos a realização também do Troféu Inconfidência. Então, nosso campeonato permanece inalterado e teremos aquelas datas que haviam sido estabelecidas pelos próprios clubes em conselho arbitral, mantido rebaixamento, tudo igual. O que nós temos é apenas uma alteração de datas e a adoção de medidas de higiene e segurança paliativas para tentar combater a COVID-19”, disse Aro.
 


CLUBES DO INTERIOR


Segundo Aro, os clubes envolvidos no Campeonato Mineiro foram comunicados dessa proposta de retorno. O presidente da FMF disse que os dirigentes se mostraram favoráveis à continuação do Estadual. Sem condições financeiras, a maioria dos times do interior dispensou jogadores e membros da comissão técnica. Mesmo assim, houve comprometimento na participação no torneio.
 
“Eu conversei com os 12 clubes que disputam o Campeonato Mineiro e todos os presidentes estão cientes dessas condições. Antes de vir conversar com o secretário de Estado, eu falei aos clubes qual era a proposta da Federação. Todos se mostraram favoráveis e disseram estar aptos. Aqueles (clubes) que já desfizeram (o elenco), muitos têm acordos com seus atletas e estão prontos para, tão logo seja fixada essa data de realização das partidas oficiais, convocar seus atletas e retomar os treinamentos, para que possam estar aptos para o dia de realização dos jogos”, destacou Aro.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90