21/05/2020 às 13h47min - Atualizada em 21/05/2020 às 13h47min

Prefeitura de Caparaó emite nota de pesar e esclarecimentos após óbito confirmado no município

Coronavírus

Após a Secretaria de Saúde de Caparaó confirmar o 1° óbito por covid-19 no município, a Prefeitura Municipal emitiu uma nota de pesar e esclarecimento à população sobre o caso não constar no boletim epidemiológico. 

Confira:

É com pesar que Caparaó recebe a notícia da primeira morte de um de seus cidadãos, agravada pelo Novo Coronavírus (COVID-19).



Segundo informações do Departamento de Vigilância em Saúde local, trata-se de paciente do sexo masculino, idoso (84 anos) e que já apresentava outras quatro condições clínicas, sendo que uma delas o levou a ser internado na Casa de Caridade de Carangola há mais de um mês, onde permanecia desde então.


Após o falecimento, a Secretaria Municipal de Saúde foi informada que o paciente testou positivo para COVID-19 e que, ao que tudo indica, contraiu o vírus no próprio hospital, sendo constatado que essa doença agravou o quadro clínico da vítima, que, como dito, já sofria de outras enfermidades.


Imediatamente, seguindo os protocolos legais e de saúde, a Prefeitura de Caparaó solicitou o acesso aos documentos lavrados em decorrência do fato, tais como a Declaração de Óbito nº. 27238746-0, assinada pelo médico Dr. Schneider Gardoni Silva Elias, que consta a COVID-19 como única causa da morte.


Contudo, posteriormente foi divulgado o Termo de Retificação de Declaração de Óbito, de responsabilidade do médico Dr. Sidner Mesquita Vaz (Intensivista e Coordenador da UTI – Adulto), que modificou o documento anterior para constar como “causas mortis” (causas da morte) todas as cinco condições clínicas pelas quais o paciente padeceu, dentre elas, o Novo Coronavírus.


O Município também teve acesso, por e-mail, ao resultado do “teste rápido SARS-Cov-2”, conclusivo para a lavratura dos laudos.


A Secretaria de Saúde esclarece, ainda, que os familiares e contatos do paciente já foram orientados e isolados temporariamente do convívio social, e serão acompanhados pela equipe responsável.


Dessa forma, a Prefeitura de Caparaó presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos da vítima, e reforça à população em geral sobre a necessidade de isolamento social, observância da etiqueta sanitária e o uso de máscaras de proteção em locais públicos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90