13/05/2020 às 16h09min - Atualizada em 13/05/2020 às 16h09min

Dores do Rio Preto e mais 11 cidades do Espírito Santo não possuem casos confirmados de coronavírus

Sem casos confirmados

Embora as notificações do novo coronavírus tenham crescido em todo o Espírito Santo nos últimos dias, 12 dos 78 municípios do estado continuam sem nenhum morador infectado, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado divulgado nesta terça-feira (12).


Até o momento, as cidades de Águia Branca, Atílio Vivácqua, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Mantenópolis, Mucurici, Ponto Belo, Vila Pavão e Ibatiba registraram apenas casos suspeitos da doença. Alto Rio Novo e São Domingos do Norte não notificaram qualquer tipo de contato com o vírus.


A maior parte desses municípios possui população inferior a 15 mil pessoas, segundo aponta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com exceção de Ibatiba – que possui 25.732 habitantes -, eles figuram entre os menos populosos do estado, o que pode ter contribuído para a lenta disseminação do vírus.


O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, explica que a covid-19 está concentrada nas regiões de grande intensidade demográfica, e por isso ainda não chegou totalmente no interior. “O vírus fica concentrado onde há maior fluxo de gente. Essas cidades do estado são pequenas, não estão integradas à dinâmica da Grande Vitória, e, em certa medida, não estão ligados às rodovias e aos mercados da região metropolitana. Então os riscos são menores”, pontua.


No geral, elas também estão localizadas em áreas com baixo risco de contaminação pelo Mapa de Gestão de Risco, em sua maioria no Norte e no Noroeste. Atílio Vivácqua, Ibatiba e Dores do Rio Preto são os únicos municípios da região Sul que ainda não registraram casos da doença.

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto divulgou o boletim informativo, constando 03 casos investigados (aguardam resultado dos exames) e nenhum caso confirmado. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »