A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais está investigando 260 casos suspeitos do novo coronavírus, incluindo suspeitas em Manhuaçu, Muriaé, Caratinga, Mutum. Número é aproximadamente 22% maior que o divulgado nessa terça-feira (10), 213.
Até esta última quarta-feira (11), apenas uma pessoa foi diagnosticada com a doença. Trata-se de uma mulher de 47 anos de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, que voltou de uma viagem à Itália no início do mês.
O número de pessoas com suspeita do Covid-19 é diferente dos dados que o Ministério da Saúde apresenta, que é de 117. Isso acontece devido ao processo de avaliação, que, de acordo com a SES, é dinâmico, e ao horário diário de fechamento de dados.
Ao todo, a secretaria foi notificada de 279 casos: 260 em investigação, um confirmado e 18 descartados.
Confira a lista de cidades que têm moradores com suspeita de ter Covid-19 e que aguardam confirmação:
Alfenas: 2
Araguari: 4
Araxá: 2
Arcos: 2
Barbacena: 2
Boa Esperança: 2
Belo Horizonte: 94
Betim: 5
Caratinga: 1
Conselheiro Lafaiete: 3
Contagem: 15
Córrego Fundo: 1
Curvelo: 2
Divinópolis: 5
Formiga: 2
Governador Valadares: 2
Ipatinga: 5
Itabira: 1
Itajubá: 1
João Monlevade: 1
Juiz de Fora: 9
Lavras: 1
Manhuaçu: 1
Montes Claros: 1
Muriaé: 1
Mutum: 1
Naque: 1
Nova Lima: 8
Nova União: 1
Ouro Preto: 2
Pará de Minas: 1
Passos: 1
Patos de Minas: 1
Pedro Leopoldo: 2
Poços de Caldas: 1
Pouso Alegre: 1
Sabará: 2
Santana do Paraíso: 1
São Gotardo: 1
São João del Rei: 6
São Sebastião do Paraíso: 1
Sete Lagoas: 4
Três Corações: 4
Uberaba: 3
Uberlândia: 21
Varginha: 7
Viçosa: 1
A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria de Saúde, convocou a imprensa nesta quinta-feira-feira (12) para informar o primeiro caso suspeito do Novo Coronavírus em na cidade.
Não foi divulgado o nome e nem a idade do paciente. De acordo com o infectologista do município, Daniel Licy, o caso está sendo acompanhado de perto e todas as medidas estão sendo feitas, seguindo o protocolo emitido pelo Ministério da Saúde.
Segundo o secretário de saúde, Paulo César Oliveira, o resultado do exame sairá entre cinco a oito dias.
A secretaria também informou que o caso foi notificado por volta das 17h desta quarta-feira e durante a noite as amostras de exames foram enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
O Secretário também informou que não há motivo para pânico e que todas as medidas cabíveis foram tomadas, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Brasil
Em todo o país, são 52 pessoas diagnosticadas com a doença, de acordo com o Ministério da Saúde, e não houve nenhuma morte. Há 907 casos em investigação.
Com informações: Portal Caparaó e Rádio Muriaé