28/02/2020 às 10h46min - Atualizada em 28/02/2020 às 10h46min

Defesa Civil de Guaçuí alerta para risco de deslizamentos

Fim de semana chuvoso

*Imagem ilustrativa

A Defesa Civil de Guaçuí emitiu na manhã desta sexta-feira (28) alerta para a possibilidade de escorregamentos de terras (deslizamentos), devidos às chuvas incessantes das últimas 15 horas.


"Para os que moram próximos a barrancos e encostas, fiquem atentos e ao menor sinal de possibilidade de escorregamentos saiam de suas casas, não coloque sua vida e de seus familiares em risco. Chamem a Defesa  Civil"m diz a nota. O telefone de contato do órgão é (28) 3553-3313 ou 3553-3050.


Corpo de Bombeiros alerta sobre os sinais que devem ser observados


Segundo o comandante da 2ª Cia dos Bombeiros de Guaçuí, capitão José, quem mora próximo a morros ou taludes íngremes, com histórico de deslizamentos anteriores, devem redobrar a atenção.


No caso de temporais anunciados por alertas dos institutos de meteorologia e da defesa civil é primordial prevenir uma tragédia. Para isso, a recomendação do capitão é que se faça um reconhecimento do terreno ao redor. “Observe as encostas ao redor de sua casa, buscando qualquer sinal de deslizamento de terra”, destaca.


O comandante alerta ainda que os principais sinais de deslizamento que pode colocar as pessoas em risco, são pequenos deslizamentos anteriores, rachaduras no topo dos taludes, ou o aparecimento de água na base da encosta, onde antes era seco.


Outro sinal típico é a manifestação de estrondos, estalos, ou qualquer tipo de ruídos em casas, edifícios ou até mesmo nas árvores. Isso pode indicar alteração do solo. “É importante ficar atento a inclinação de postes, árvores, cercas e muros na mesma direção”, enfatiza.


Se alguns destes sinais aparecerem, a Defesa Civil municipal deve ser acionada imediatamente. Capitão José destaca que é importante que os moradores fiquem atentos aos meios de comunicação, que sempre informam sobre a previsão de grandes chuvas ou temporais intensos.

90,5FM


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90