12/02/2020 às 13h58min - Atualizada em 12/02/2020 às 13h58min

Começa Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo

1ª Fase

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, desde segunda-feira (10/2), a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, sob recomendação do Ministério da Saúde. A fase será destinada a crianças e jovens entre 5 e 19 anos, que não foram imunizadas ou que tenham esquema de vacinação incompleto. Em 2019, Minas registrou 136 casos da doença.


A enfermidade, que havia sido erradicada do país, voltou a circular. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o Brasil teve mais de 28 mil ocorrências de sarampo. O coordenador do Núcleo de Epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde, Ernesto Grillo, explica que a campanha será realizada de forma seletiva, respeitando as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.


A primeira etapa ocorre entre 10/2 a 13/3, tendo como o dia D de Mobilização Nacional a data de 15/2. “Essa etapa tem como objetivo resgatar crianças e jovens que não foram vacinados ou que não estejam com o cartão de vacinação regularizados. É importante frisar que quem já tenha tomado duas doses da tríplice viral, devidamente registradas no cartão, não precisam se vacinar”, afirma Ernesto.


Em Minas, a estimativa é de que 529.417 pessoas entre 5 e 19 anos tenham tomado a primeira dose, mas não a segunda. Outras 1.657.022 não foram vacinados nenhuma vez, conforme a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG. Para que o cidadão seja considerado imunizado contra o sarampo são necessárias duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos.


Atualmente, o estado possui cerca de 4 mil salas de vacina espalhadas por todo o território. Nesta primeira etapa da campanha serão enviadas 660 mil doses da tríplice viral. “Recomendamos que as pessoas procurem os postos de saúde, munidas de seus documentos pessoais, cartão SUS, cartão nacional de vacinação para que possa ser feita a triagem e avaliação da necessidade real de sua vacinação”, completa Ernesto.


Minas apresenta as seguintes coberturas vacinais acumuladas de sarampo na faixa etária 5-19 anos com uma e duas doses. Os dados foram atualizados dia 27/1/2020 e dizem respeito aos anos de 1997-2020. A cobertura será atualizada somente após a realização da campanha.


Dia D

No próximo sábado, dia 15, acontece o dia D de mobilização contra o Sarampo, quando diversas unidades de saúde ficarão abertas para realizar a vacinação, tanto do sarampo, quanto de outras vacinas que estejam faltando no cartão de vacinação. “Para aquelas pessoas que tenham compromissos durante a semana e não possam ir aos postos, no sábado os postos estarão abertos para melhor atender a população”, explica.


Segunda etapa 

A segunda etapa da campanha será entre os dias 3 a 31/8, tendo como público-prioritário pessoas de 30 a 59 anos que não tenham comprovação de ao menos uma dose da tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. O dia D de mobilização social ocorrerá em 22/8.

A realização da campanha e a adesão por parte do público-prioritário são imprescindíveis para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90