16/01/2020 às 18h01min - Atualizada em 16/01/2020 às 18h01min

Estudo da CNM alerta para consumo de drogas em Espera Feliz e região

Médio consumo no município

Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada na última segunda-feira (13), aponta que 97,31% de 1.599 cidades brasileiras enfrentam problemas com consumo de drogas. 

A circulação de crack especificamente foi apontada por 73,80% dos Municípios que participaram do estudo – disponível on-line na Biblioteca da entidade e com dados atualizados no mapa do Observatório do Crack. Os municípios foram classificados como ‘sem problemas’, ‘baixo’, ‘médio’ e ‘alto’. 

Espera Feliz foi classificado como 'médio', já Manhumirim foi 'alto'. 

Um dos pontos levantados é a capilaridade do problema, que alcança pequenas e grandes cidades, mais próximas ou distantes de grandes polos ou mesmo da fronteira do país. Isso porque 87,3% dos Municípios pesquisados são localidades de pequeno porte — ou seja, possuem menos de 50 mil habitantes. 

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, destaca que o alcance das drogas nos Municípios menores esbarra ainda na falta de recursos para enfrentar a temática. “Não é possível ter um Caps em todas as cidades. Por isso, precisamos de serviços regionalizados, com apoio da União e dos Estados também”, opina.

Segundo o estudo, 50,16% das gestões que responderam à pesquisa desenvolvem ações com recurso próprio. Além disso, apenas 28,72% possuem Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional. As principais áreas afetadas pelo uso de drogas são saúde (67,92%), segurança (61,48%), assistência social (60,48%) e educação (56,47%).


METODOLOGIA

A CNM disponibiliza o questionário on-line na plataforma do Observatório do crack para que o responsável, indicado pelo(a) gestor(a) municipal, tenha acesso às perguntas. A pessoa encarregada recebe uma senha de acesso e um login via e-mail. O questionário é composto por quatorze perguntas-mãe que se desdobram em outras, conforme as respostas.


SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

A classificação foi concedida de acordo com as respostas dos gestores municipais. Alguns municípios da região não responderam ao questionário, isso explica a não inclusão nesta lista.

Municípios Repostas

Alto Caparaó Médio
Conceição de Ipanema: Médio
Espera Feliz: Médio
Manhuaçu: Médio
Manhumirim: Alto
Matipó: Médio
Mutum: Médio
Orizânia: Médio
São João do Manhuaçu: Médio

 


Informações: Agência CNM de Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »